Foi tenso, mas o Bahia soube controlar o jogo e venceu o Grêmio na noite dessa sexta-feira, na Arena Fonte Nova, por 3×1, atolando a equipe gaúcha na zona de rebaixamento. O resultado tirou o tricolor do Z-4 e possibilitou que a equipe respirasse. Matheus Bahia, Raí e Daniel marcaram para o tricolor, que chegou aos 40 pontos e que tem pela frente mais quatro partidas para confirmar a permanência na Primeira Divisão. Mais de 30 mil torcedores compareceram ao estádio.
O Bahia subiu para a 16ª posição, com 40 pontos – mesma pontuação do Juventude, que abre o Z-4. O Grêmio, por outro lado, vive situação mais complicada: tem 36 pontos, na 18ª colocação.
Empurrado por 30 mil torcedores, o Bahia começou melhor que o Grêmio e abriu o placar aos 12 minutos: Matheus Bahia recebeu lançamento de Rodriguinho, aproveitou a falha da defesa e mandou para o fundo da rede. O maior erro do time gaúcho, no entanto, aconteceria cinco minutos depois. Geromel recuou mal para Gabriel Grando; Raí, então, tirou do goleiro e fez o segundo do Tricolor baiano. O Bahia diminuiu o ritmo, mas não o suficiente para que o Grêmio, que lutava contra os próprios nervos e erros, equilibrasse as forças. A melhor chance de reagir surgiu aos 44, em chute de Alisson, que parou numa grande defesa de Danilo Fernandes.
Se já estava recuado antes do intervalo, o Bahia pareceu ter ficado no vestiário. O Grêmio voltou mais atento e organizado na segunda etapa. Não à toa, Thiago Santos diminuiu aos 15, depois de duas chances perdidas por Rossi e Gilberto; ele desviou um chute de Rafinha no rebote de Danilo Fernandes, depois da cobrança de escanteio. O gol acordou o time baiano, que passou a correr atrás do prejuízo; Raí balançou a rede aos 26, mas teve impedimento marcado no início da jogada. O terceiro gol estava reservado para Daniel, que não desperdiçou o passe de Rodallega aos 39 e fez um golaço
Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia