Depois de estrear com um triunfo em casa, o Bahia vai entrar em campo às 20h desta quinta-feira (02), contra o Botafogo, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Vindo de um resultado de 3 a 2 sobre o Corinthians, o Esquadrão embarcou para disputar seu primeiro jogo como visitante na Série A de 2019.
Em 2018, o Bahia terminou a competição com a sexta pior campanha como visitante, tendo conquistado apenas dois triunfos em 19 jogos fora de casa. Com isso, o time sabe da importância de começar a competição somando pontos longe de Salvador e evitar o mesmo problema do ano passado.
Somando todas as competições de 2019, o Esquadrão de Aço já disputou 16 jogos fora de casa e conta com um aproveitamento de 52% dos pontos. O retrospecto é de seis triunfos, sete empates e apenas três derrotas – com 27 gols marcados e 15 sofridos.
Para a partida desta quinta-feira, o técnico Roger Machado vai manter a formação tática que venceu o Corinthians e tem dúvidas apenas no gol e no ataque. Douglas e Gilberto disputam vaga com Anderson e Fernandão.
Os desfalques ficam por conta de Douglas Augusto (cansaço muscular), Jackson (transição física) e Élber (transição física).
O adversário
Derrotado na primeira rodada do Brasileirão, por 2 a 0 para o São Paulo, o Botafogo vê o Brasileirão como a última chance de ter sucesso em competições nacionais neste ano, já que foi eliminado da Copa do Brasil e nem sequer chegou ao mata-mata do Estadual.
Por ter sido eliminado na primeira fase dos dois turnos do Campeonato Carioca, o Botafogo é o time que menos jogou em 2019, com apenas 18 partidas disputadas. Em comparação, o Bahia já jogou 30 vezes neste ano.
Mesmo com poucos jogos, o retrospecto botafoguense na temporada é baixo. Tem sete triunfos, cinco empates e seis derrotas – com um aproveitamento de 48,1%. A má campanha nos primeiros quatro meses rendeu na demissão de Zé Ricardo e na contratação de Eduardo Barroca, ex-Bahia.
“O Bahia é muito especial na minha vida. Tenho um carinho e uma gratidão muito grande pelo clube. Tive a oportunidade de trabalhar com diversos treinadores lá, fui auxiliar de sete deles. Dirigi a equipe profissional do Bahia em nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota. Clube que me engrandeceu muito, me fez crescer como profissional. Esse confronto com o Bahia com certeza vai ser muito especial para mim. A gratidão e o carinho são muito grandes”, falou o treinador do Botafogo.
Retrospecto recente contra o Botafogo
Em 2018, Bahia e Botafogo mediram forças em quatro oportunidades – sendo dois jogos pelo Brasileirão e mais duas partidas pelas oitavas de finais da Copa Sul-americana.
O retrospecto da temporada passada conta com dois triunfos para o Bahia, um triunfo do Botafogo e mais um empate.
Na última vez que Esquadrão e o Alvinegro se enfrentaram, a equipe tricolor foi quem levou a melhor, com um triunfo por 1 a 0 conquistado em pleno estádio Nilton Santos, pelo returno do Brasileirão, no dia 20 de outubro. Edigar Junio foi quem marcou o gol.
Do ECBahia
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BAHIA
Competição: Campeonato Brasileiro – 2ª rodada
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e Hora: 02 de maio de 2019, às 20h
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP); auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Anderson José de Moraes Coelho (CBF-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (CBF-SP)
Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, João Paulo e Cícero; Erik, Rodrigo Pimpão e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.
Bahia: Douglas (Anderson); Nino, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Elton, Gregore e Eric Ramires; Artur, Arthur Caíke e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.