Chico Araújo
A rodada final da fase classificatória do Baianão foi só emoção. Teve surpresas e gol salvador marcado no último minuto.
Com a dupla Ba-Vi deu o esperado. O tricolor venceu o Jacuipense e confirmou a primeira colocação. O rubro-negro, venceu o Itabuna e garantiu vaga nas semifinais depois de seis temporadas. Barcelona e Jequié completaram o G-4 e Bahia de Feira e Itabuna vão jogar a Série B em 2025.
++
Na Arena Fonte Nova, mais uma vez modificado, o Bahia recebeu a visita do Jacuipense, já sem pretensões na competição. O tricolor fez 2×0, gols de Ratão e Biel, ainda na primeira etapa e carimbou a primeira colocação, com 19 pontos. Vai enfrentar o Jequié, quarto colocado, em jogos de ida e volta, nas semifinais.
O técnico Rogério Ceni falou sobre a maratona de jogos que o tricolor vem fazendo e que vai se intensificar
ROGÉRIO CENI – “É muito jogo, sabe? De três em três dias é pesado até mentalmente. Tem o desgaste mental, a pressão é muito grande. Isso cansa também. Não só a parte física, as viagens. A parte física pega, está muito quente. Isso desgasta bastante. Jequié, Ceará, aí depois tem clássico outra vez, e querem que eu jogue com todo mundo no clássico. Tem que jogar com todo mundo sempre e tem que ganhar sempre. Vamos ver o que conseguimos fazer. Acho que a Copa do Brasil vai ser o maior desafio. Mas vamos tentar chegar na final do Baiano e manter boa pontuação no Nordestão. Mas repito, é muito jogo”
O Bahia volta a campo na quarta-feira, em Fonrtaleza, onde enfrenta o Ceará, pela Copa do Nordeste. O Bahia é o líder do Grupo B. Na sequência, vai a Jequié para a primeira partida das semifinais e logo depois a Caxias do Sul, onde enfrenta o Caxias, pela segunda fase da Copa do Brasil. Realmente uma maratona.
+++
Em Ilhéus, o Vitória depois de seis temporadas finalmente chegou às semifinais do Baianão. Foi um alívio, mas sem sustos. O Leão bateu o Itabuna e confirmou também o rebaixamento do clube do Sul do Estado, que vai jogar a Série B em 2025. 2×0, gols de PK e Alerrandro. O rubro-negro agora vai enfrentar o Barcelona de Ilhéus, terceiro colocado.
O técnico Léo Condé mostrou satisfação com a classificação e analisou o adversário das semifinais
– LÉO CONDÉ – Falei no início do ano que a expectativa era de que o Vitória voltasse a ser protagonista em todas as competições. O primeiro objetivo foi alcançado. Mas ainda temos coisas que a gente pretende alcançar: a vaga na final, a classificação para a fase final da Copa do Nordeste e fazer Brasileiro consistente
O rubro-negro entra em campo nesta quarta-feira, no Barradão, para enfrentar o Itabaiana, pela Copa do Nordeste, precisando vencer para chegar ao G-4. O Vitória é o sexto colocado do Grupo A.
+++
As maiores surpresas da última rodada do Baianão ficaram para os jogos entre Bahia de Feira x JUazeirense, Jacobina e Jequié e Atlético de Alagoinhas e Barcelona.
A Juazeirense ocupava a quarta colocação, precisava confirmar a vaga para as semifinais, mas acabou goleada pelo Bahia de Feira, por 5×1. Isso mesmo, 5×1. O Tremendão lutava contra o rebaixamento. A derrota custou a classificação ao Cancão de Fogo que acabou na quinta colocação, fora do G-4. Já o Bahia de Feira, apesar do esforço, acabou pagando pela campanha ruim e foi rebaixado para a Série B. O campeão baiano de 2011 vai ter que levantar a poeira e buscar o retorno a Série A. A JUazeirense ainda está disputando a Copa do Nordeste e entra em campo na quarta-feira, no Adauto de Moraes, contra o América de Natal.
Em Alagoinhas, o Atlético precisava vencer o Barcelona para escapar do rebaixamento e o gol veio apenas no último minuto de jogo, com um jogador que tinha saído do banco de reservas.
Jean Carlos marcou e salvou o bicampeão baiano da degola. O Barcelo manteve a terceira colocação e vai medir forças com o Vitória nas semifinais.
+++
Em jacobina, a comemoração do Jequié veio apenas minutos após o apito do juiz. O Jipão empatou em 0x0 com o time da casa, que não tinha mais pretensões na competição e contou com o tropeço da Juazeirense para confirmar a vaga no G-4. Teve muita comemoração em campo e o Jipão vai medir forçar com o Bahia nas semifinais.
Resumindo: Bahia, Vitória, Barcelona e Jequié Classificados; Bahia de Feira e Itabuna, rebaixados. As semifinais terão Bahia x Jequie e Vitória x Barcelona, em jogos de ida e volta. Garantia de muita emoção com transmissão exclusiva da TVE.
+++
SEMIFINAIS – No dia 9, o Jequié recebe o Bahia no Waldomiro Borges, às 16h. No dia 10, será a vez do Barcelona enfrentar o Vitória às 16h, no Mário Pessoa.
Já pela rodada de volta, o Bahia receberá o Jequié no dia 16 de março, às 16h, na Arena Fonte Nova. No dia 17, Vitória e Barcelona se enfrentarão em local a ser definido, no mesmo horário.
Havendo empate em pontos ganhos, o desempate, para fins de classificação à final, será pelo saldo de gols. Havendo empate no saldo de gols, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
+++
Os resultados finais confirmaram Barcelona, Jequié e juazeirense na disputa da série D em 2025.