O ano de 2016 termina com uma boa notícia para os agricultores familiares baianos. A Superintendência de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), obteve autorização da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) para realização de processo seletivo destinado à contratação de técnicos extensionistas rurais.
O lançamento do edital do processo seletivo, realizado por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), está previsto para o mês de janeiro de 2017. A contratação dos técnicos deve ocorrer ainda no primeiro trimestre.
O superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, explica que o objetivo da seleção é fortalecer o novo modelo de oferta de serviços de Assistência Técnica Extensão Rural (Ater), que vem sendo adotado pela superintendência. “Esse modelo, além de uma ampla articulação, envolvendo instituições governamentais, organizações sociais e secretarias municipais de agricultura, tem o atendimento direto por parte da Bahiater, por meio de seu quadro funcional”.
Fontes ressalta que “os serviços de Ater são a porta de entrada de agricultores familiares para acesso às políticas públicas que promovem o desenvolvimento rural sustentável e o/a extensionista rural cumpre esse importante papel”.
Secom