Final de semana decisivo no Campeonato Baiano. A Penúltima rodada pode já definir os classificados para a próxima fase e também os rebaixados para a Série B.
E a oitava rodada começa amanhã. Às quatro da tarde, com transmissão exclusiva da TVE tem JUazeirense e Atlético de Alagoinhas.
O Cancão de fogo começou mal a competição, perdendo duas seguidas, mas foi se recuperando e na última rodada chegou ao G-4 após vencer o Jacobinense, por 2×0. É o terceiro colocado, com 13 pontos, três a frente do Vitória, quinto colocado. Se vencer, garante vaga nas semifinais.
Ao Atlético de Alagoinhas só a vitória interessa para manter as chances de chegar à próxima fase. Com oito pontos, a classificação é difícil, mas o bicampeão baiano está confiante.
Na sequência, as duas pontas da tabela vão se encontrar. Doce Mel, lanterna, enfrenta o líder Bahia. O time de Ipiaú precisa desesperadamente da vitória para ainda ter chances de permanecer na primeira divisão. A situação é complicada. Tem apenas dois pontos e está à beira do abismo.
Já o tricolor nada na tranquilidade de quem conquistou a classificação antecipada e que pode garantir a primeira colocação e ter vantagem de fazer o jogo de volta das semifinais em casa. O Bahia deve levar a campo um time mesclado, poupando alguns jogadores para a partida de terça-feira, em casa, diante do Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Vejam o que disse o técnico Renato Paiva
– Evidente que estamos classificados. Evidente que, na Copa do Nordeste, em pontuação, não estamos bem. Evidente que, amanhã, tenho que fazer avaliação física. Possível que haja rotação para esse jogo contra o Doce Mel. É complicado porque é uma viagem de seis horas. E também aproveitar uma semana larga, completa. Aproveitar aquilo da técnica fina. Se você não treina, perde com o tempo. Como estamos só a recuperar alguns jogadores, vamos obviamente pensar nisso, refletir bem. Também pela importância do adversário que vem [o Fortaleza]. Uma das equipes que melhor jogou na Série A. Vamos ver quem fica e quem vai – disse em entrevista coletiva após a vitória sobre o Bahia de Feira.
+++
O domingo também promete fortes emoções. Começa com o Vitória recebendo a visita do Jacuipense, no Barradão. O Leão venceu o Atlético de Alagoinhas, na quarta-feira e se manteve vivo na disputa por uma vaga nas semifinais. Com 10 pontos, precisa vencer as duas partidas que restam para chegar ao G-4. O Leão não vai contar com Nicolas Dible, suspenso.
O Vitória já será comandado pelo novo técnico Léo Condé, que foi apresentado no final da manhã. (FOTO)
O atacante Léo Gamalho, que marcou um dos gols na Vitória sobre o Carcará, conhece o novo comandante e está confiante no trabalho
– – Eu trabalhei com o professor Léo Condé em 2016, lá no Goiás. Quando eu fui contratado, ele era o treinador. A gente acabou não trabalhando muito tempo, mas tenho o maior respeito por ele. Desejo o melhor para ele aqui na adaptação ao clube. O que precisar de minha ajuda e dos meus companheiros, pode ter certeza que vamos dar nosso melhor para ajudar. Que a gente possa retomar o caminho de grandes vitórias. Ele fez um bom trabalho com o Sampaio Corrêa, quase subiu para a Série A. Espero que a gente possa ser forte em casa, e fora de casa fazer grandes resultados. Espero que ele nos ajude – completou o atacante.
O adversário é o Jacuipense, segundo colocado, com 13 pontos, que pode terminar a rodada com a classificação já garantida.
O Leão do Sisal vem de triunfo sobre o Barcelona de Ilhéus e é uma das boas surpresas dessa edição do Baianão.
Na sequência, na noite de domingo, tem Bahia de Feira enfrentando o Itabuna e o Tremendão, oitavo colocado, precisa vencer para se livrar de vez da ameaça de rebaixamento. Já o Dragão, quanto colocado, com 12 pontos, quer vencer para garantir a classificação.
A rodada terá ainda um jogo isolado na terça-feira, Barcelona e Jacobinense. A onça piontada de Ilhéus ainda mantém o sonho distante da classificação e pega um adversário que está ameaçadíssimo de rebaixamento. O jegue da chapada precisa vencer e torcer por resultados negativos dos adversários.
Todos esses jogos vão ser transmitidos ao vivo pela TVE.