Chico Araújo
A primeira fase do Baianão está chegando ao final e a última rodada promete ser tensa.
Os resultados da oitava rodada deixaram o G-4 praticamente montado. Dois times já estão classificados. O Bahia, que inclusive, garantiu a primeira colocação e vantagem nas semifinais, e a Juazeirense. O Jacuipense só perde a vaga por milagre.
Quatro times ainda buscam a classificação. O Barcelona de Ilhéus enfrenta amanhã à noite o Jacobinense. Caso vença, ultrapassa o Vitória, quinto colocado e cria imensa expectativa para a rodada final quando se enfrentam, no Barradão.
A última rodada acontece no domingo após o Carnaval, com todos os jogos acontecendo no mesmo horário.
Um time já foi rebaixado. O Doce Mel, que perdeu sábado para o Bahia; a outra vaga pode ser decidida entre o Jacobinense e Barcelona de Ilhéus – que se enfrentam amanhã e estão entre a cruz e a espada, o céu o e o inferno – e o bicampeão baiano Atlético de Alagoinhas.
+++
No final de semana foram quatro jogos. Começou com o Bahia, usando um time mesclando reservas, atletas do sub-20 e do sub-17, vencendo e rebaixando o Doce Mel, por 1×0. Gol marcado por Everton.
O tricolor tá tranquilão no Baianão. Vai esperar agora para ver quem vai ser seu adversário na semifinal. Mas amanhã entra em campo para um compromisso importantíssimo amanhã contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Vale lembrar que pelo Nordestão o Bahia vem de dois tropeços. Perdeu na estreia para o Sampaio Correia, no Castelão e empatou em casa com o Ferroviário, por 2×2.
Tem pela frente um adversário que vai encarar na Série A e se quiser avançar no torneio regional, terá que vencer.
O Atlético de Alagoinhas também entra em campo amanhã, contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda.O Vitória joga na quarta-feira, contra o Sergipe, no Batistão;
+++
Também no sábado, a Juazeirense bateu o Altético de Alagoinhas por 2×0. O cancão de fogo garantiu a vaga nas semifinais e deixou o Carcará bicampeão baiano numa situação complicada, ainda sob ameaça de rebaixamento.
+++
A tarde de domingo começou com o Vitória recebendo a visita do Jacuipense. O Leão precisava vencer para entrar no G-4. Saiu na frente com um golaço de Diego Torres, na primeira etapa, mas permitiu o empate com Welder, no segundo tempo.
O jogo marcou a estreia do técnico Léo Condé, que já chegou lamentando o tropeço dentro de casa
– – A gente lamenta muito o resultado. A expectativa era conseguir uma vitória. Mas, infelizmente, não veio. A gente fez bom primeiro tempo, com bom volume de jogo, pressionando a equipe deles e tirando o contra-ataque. A nossa linha de defesa teve postura boa, o setor do meio também. Faltou, talvez, um pouco mais de tranquilidade próximo da área para ter melhor escolha. Pecamos muito no penúltimo passe. Na bola que a gente acertou, fizemos o gol
+++
A noite, o Bahia de Feira goleou o Itabuna por 4×0 e mandou para longe a ameaça de rebaixamento. Já o Itabuna, que começou o Baianão em alta voltagem, vencendo os três primeiros jogos, não conseguiu vencer mais e agora tem a vaga no G-4 ameaçadíssima. Vai enfrentar o Bahia na última rodada e é bem possível que pegue um time alternativo do tricolor, já classificado.
+++
E tivemos a seleção brasileira sub-20 sagrando-se campeã do Sulamericano da categoria, disputado na Colômbia, vencendo o Uruguai por 2×0. Andrey Santos e Pedrinho marcaram os gols da vitória do Brasil que teve o lateral direito André, do Bahia, como um dos titulares. A equipe foi comandada por Ramon Menezes, que fez história com a camisa do Vitória e que também ganhou o título ainda como jogador.
Com a vitória sobre o Uruguai, o Brasil terminou a competição invicto. Em nove partidas, venceu sete e empatou duas vezes. A conquista do título sul-americano garantiu ao Brasil a vaga para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, na Indonésia, em maio.