Um zagueiro baiano tem se destacado no futebol russo. Nascido em Salvador, Ítalo foi adquirido recentemente pelo FC Ural, que disputa a primeira divisão do país. O defensor, de 22 anos, já atuava na equipe por empréstimo, mas agora foi contratado em definitivo junto ao Santa Clara, de Portugal.
“O Ural foi um clube que confiou no meu futebol e me recebeu muito bem. Me senti em casa desde os meus primeiros dias aqui, e graças a Deus, consegui desempenhar o meu futebol. Fiquei muito feliz quando soube que me adquiriram em definitivo”, disse o jovem atleta, que soma 22 jogos pelo FC Ural na atual temporada do futebol europeu.
“A experiência aqui na Europa tem sido muito boa. Não joguei muito no Brasil como profissional, e tenho aprendido muito por aqui, tanto em Portugal como na Rússia”, contou.
Ítalo iniciou a carreira na sua cidade natal. O zagueiro atuou nas categorias de base de Bahia e Vitória, antes de chegar ao Figueirense. Na equipe de Santa Catarina, estreou como profissional, e de lá, foi para o São Bernardo. Após subir para a Série C com o clube paulista, em 2022, o jogador foi contratado pelo Santa Clara, que o emprestou ao FC Ural no último ano.
Em um país de cultura e clima diferentes, Ítalo valoriza a sua relação com Salvador. “A minha relação com a cidade é ótima, amo a minha terrinha. Além da família, sinto muita falta do clima, da comida, das praias, coisas que todo baiano se identifica”, finalizou.