Victor Rocha foi campeão de duplas e será o primeiro atleta da casa na final de simples do torneio mundial em seis anos. Nathalia Tourinho foi campeã de duplas nos 18 anos. Gabriela Bettoni levantou o título na categoria 14 anos. Decisões dos 18 anos do masculino acontecem neste domingo a partir das 11h
Fotos: Victor Rocha em ação na semi de simples e com o troféu de duplas à direita / Gabriela Bettoni em ação na final de simples e com o troféu de simples, Nathália Tourinho na premiação de duplas com seu avô Luis Tarquínio à direita e Bernardo Gordilho à esquerda (Crédito: Thiago Parmalat)
Foram definidos, neste sábado, os finalistas da categoria mundial até 18 anos da 39ª edição do Bahia Juniors Cup. A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Clube Bahiano de Tênis. O evento vai até o dia 17 e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A entrada é gratuita.
A Bahia estará representada na decisão do masculino com Victor Rocha que derrotou o segundo cabeça de chave, Enzo Vargas, por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/3 6/3. Campeão em Concepción, no Chile, e Sta. Cruz, na Bolívia, o atleta da casa buscará seu maior título na carreira e ser o primeiro baiano campeão do torneio desde Nathan Rodrigues em 2018. Ele enfrentará o principal favorito, João Lago, que passou por Henrique Queiroz por 6/4 6/2 : “Grande jogo hoje! Muito feliz pela virada, entrei pouco intenso, sacando mal! Meu adversário aproveitou o momento e dominou o primeiro set! No segundo set comecei bem, me mantive firme no jogo e aproveitei as oportunidades! No terceiro consegui impor uma intensidade maior e abri 5 a 0. Meu adversário devolveu uma quebra mas fechei. Muito feliz pela campanha e pelos jogos! Sensação muito boa de poder competir mais uma final de simples, dentro de casa, perto da família! Seguir firme para a final”, destacou Rocha.
No feminino a final será entre a eslovaca Yasmin Vavrova e a brasileira Livia Daud. Vavrova derrotou Beatriz Rodrigues por 6/1 6/3 enquanto que Daud derrotou Gabriela Cho por 6/0 1/6 6/0.
As finais começam a partir das 11h.
A Bahia conquistou dois títulos nas duplas na categoria mundial e mais um importante nos 14 anos. Após a vaga na final de simples, Victor Rocha levantou o título nas duplas ao lado de Juan Etchecoin. Eles derrotaram o americano Joseph Hernandez e o brasileiro Matias Fernandez por 4/6 7/6 (7/1) 10/4. No feminino até 18 anos, Nathalia Tourinho, de apenas 13 anos, foi campeã de duplas ao lado de Maria Lopes. Elas passaram por Cho e Alicia Reichel por 2/6 6/4 10/5. Tourinho é neta do idealizador do torneio, Luís Tarquínio. Toda a família de Tourinho é baiana. Ela recebeu a premiação de Tarquínio e de Bernardo Gordilho, diretor de tênis do Clube Bahiano de Tênis.
Nos 14 anos feminino o título ficou com a baiana Gabriela Bettoni que passou por Lara Shinzato com parciais de 6/1 6/3: “Muito feliz jogar em casa mais uma vez, esse é um torneio muito especial pra mim, trabalho muito pra isso. Ser campeã do Bahia Juniors Cup tem um significado muito especial, queria agradecer pelo apoio da Sudesb e do Faz Atleta”, comemorou. No masculino o título ficou com Kilian Postigo que passou por Pedro Nastrini por 5/7 7/5 6/3.
Nos 16 anos os campeões foram Ana Adati e Luiz Felisberto.
“Gostaria de parabenizar todos atletas, treinadores e pais envolvidos. Os títulos dos baianos são uma recompensa a todo o esforço e apoio da SUDESB. Muito gratificante para mim como presidente da Federação Bahiana de Tênis e diretor do torneio ver esses grandes resultados dos atletas do estado em um torneio tão tradicional e internacional e que revelou grandes nomes do nosso tênis”, destacou Duda Catharino Gordilho.
O evento tem cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo.
O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, que será jogada entre os dias 9 e 17 de novembro. O qualifying será disputado entre os dias 9 e 10 e a chave principal a partir de segunda-feira, 11, assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, serão jogadas entre os dias 13 e 17.
O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial.
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 80º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020.
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
A 39ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.