Moradores de bairros de Salvador fizeram panelaços após o anúncio da demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde desta quinta-feira (16). As manifestações aconteceram em bairros como Federação, Rio Vermelho, Barra e Pituba.
Os protestos voltaram a acontecer durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a substituição de Mandetta pelo oncologista Nelson Teich.
A demissão foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.
“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu.
Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro.
G1