Uma baleia jubarte foi encontrada morta a cerca de 50 metros da faixa de areia da praia da Boa Viagem, em Salvador, no final da manhã desta quinta-feira (21). De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os mamíferos no país, o corpo do animal está à deriva.
Conforme o projeto, ainda não é possível determinar o tamanho e nem o sexo do animal. A entidade informou que o processo de remoção da baleia deve ser iniciado na manhã da sexta-feira (22), porque o nível da maré impossibilita a operação nesta quinta.
Técnicos do projeto farão a necrópsia do animal e o corpo será retirado da região da praia pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que já foi acionada, mas só vai enviar uma equipe ao local após a perícia.
O Projeto Baleia Jubarte orienta que os banhistas e navegadores evitem se aproximar do animal, porque ainda não há informações sobre o que causou a morte do animal e ele pode transmitir doenças.
Temporada de reprodução
Ainda de acordo com o Projeto Baleia Jubarte, foram registrados 93 encalhes de baleias jubarte no Brasil até esta quinta-feira (21). Só na Bahia, segundo a entidade, foram 38. O estado lidera o rankig de encalhes dos mamiferos.
Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.
Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias.
Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.
Do G1 Bahia