O Banco PAN, especialista em crédito e serviços financeiros para as classes CDE, lança projeto em parceria com o Guiabolso, plataforma de soluções financeiras, que permitirá ao cliente compartilhar com o PAN suas informações em outras instituições para que o Banco possa conhecê-lo melhor, ampliando o acesso ao crédito para o público. Essa iniciativa antecipa a segunda fase do Open Banking, que deve passar a valer apenas em julho deste ano.
Sempre a partir do consentimento do cliente, serão avaliados os dados bancários de suas contas em outras instituições financeiras, tal como prevê a segunda fase do Open Banking. A partir dessa análise, o cliente terá seu pedido de crédito analisado e reavaliado. Caso seja aprovada sua solicitação, poderá ter acesso a novos produtos ou melhores condições naqueles serviços que já possui com o Banco.
O projeto liderado pelo PAN antecipa aprendizados da segunda fase do Open Banking e entrega uma melhor experiência aos clientes, fortalecendo o novo sistema no País. “A ideia é testar a receptividade e abordagem com o público. Acreditamos que o projeto vai potencializar ainda mais a nossa capacidade de oferta para quando o compartilhamento de dados estiver 100% no ar”, afirma Luiz Krempel, Superintendente de Open Banking do Banco PAN.
Para o Banco PAN a parceria é um passo assertivo nos serviços ofertados pela instituição. “Nosso cliente terá a oportunidade de experimentar um pouco da praticidade, autonomia e poder de escolha que o Open Banking trará para suas vidas a partir do segundo semestre” – conclui o executivo Luiz Krempel, Superintendente de Open Banking do Banco PAN.
O Guiabolso, um dos pioneiros do Open Banking no Brasil, considera a iniciativa mais um passo importante dentro do relacionamento entre instituições financeiras e clientes pessoa física.
“O Open Banking traz muitas oportunidades para as instituições, exigindo grande capacidade de implantação. O PAN, ao já lançar solução em parceria com Guiabolso, se antecipa nesta corrida. Este é um grande diferencial competitivo em uma dinâmica de mercado que se tornará completamente diferente”, explica Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guiabolso.
Todos os dados compartilhados serão armazenados em ambiente seguro e estarão em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), em um processo inteiramente gratuito para o cliente.