Barcelona e Atlético de Madri, primeiro e segundo colocados do Campeonato Espanhol, duelarão neste sábado no estádio Camp Nou, em partida que a vitória dos anfitriões deixará o título, praticamente, garantido. Mas, que o êxito dos visitantes pode reabrir a disputa pela taça.
O time catalão está na ponta da tabela com 70 pontos, oito a mais que a equipe da capital, com oito rodadas a serem disputadas até o fim da temporada. No primeiro turno, os concorrentes se encararam no estádio Wanda Metropolitano e empataram em 1 a 1.
O confronto direto é o primeiro critério de desempate do Espanhol. Ou seja, quem vencer neste sábado terá vantagem se ambos acabarem a competição com o mesmo número de pontos. Se o jogo no Camp Nou terminar com placar igual mais uma vez, entrarão em cena o saldo, os gols marwcos e os pontos de fair play, nesta ordem.
Partida maluca
Líder, o Barça atuará depois de uma “partida maluca” com o ameaçado Villarreal, no estádio De La Cerámica, que terminou 4 a 4. Os comandados por Ernesto Valverde abriram 2 a 0, sofreram quatro gols e só conseguiram evitar a derrota ao balançar a rede duas vezes, após o adversário ficar com um homem a menos em campo.
Para o jogo deste sábado, o único desfalque recente será o meia chileno Arturo Vidal, que está suspenso. Além disso, o meia Rafinha Alcântara, filho do tetracampeão mundial Mazinho, que se recupera de grave lesão, segue de fora do time.
Problemas em Madri
O Atlético de Madri, que se aproximou do Barcelona no meio de semana, já que bateu o Girona por 2 a 0, dentro de seus domínios, chega com mais problemas físicos, o que vem sendo uma constante ao longo desta temporada, especialmente, na metade final.
Para o jogo, o meia francês Thomas Lemar já está vetado pelo departamento médico. Os especialistas do clube correm contra o tempo para tentar habilitar ao menos um dos atacantes lesionados, ou o espanhol Álvaro Morata, ou o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.
Real joga fora
Terceiro na tabela, com 57 pontos, o Real Madrid entrará em campo neste sábado, em visita ao Eibar. Os comandados pelo francês Zinedine Zidane buscarão se recuperar de derrota sofrida para o Valencia por 2 a 1, no estádio Mestalla, a primeira após o retorno do técnico.
Para o próximo compromisso, o goleiro belga Thibaut Courtois, o volante espanhol Marcos Llorente e o meia-atacante brasileiro Vinicius Júnior, por diferentes lesões, devem ficar fora. O lateral-direito espanhol Dani Carvajal, por sua vez, corre contra o tempo para se recuperar e poder atuar.
Adversário do Real neste fim de semana, o Eibar, do atacante Charles, ex-Tuna Luso, ainda sonha com uma vaga na Liga Europa. A modesta equipe está na 11ª posição, com 39 pontos, sete a menos que o Sevilla, que está em sexto, e cinco a menos que o Alavés, sétimo, posto que pode virar uma vaga extra na competição continental.
Briga pela Champions
Com os três primeiros colocados já bem encaminhados para se garantirem na Liga dos Campeões, em 2019-2020, a briga pela última vaga no principal torneio e as duas na secundária – podem ser três, se o campeão da Copa do Rei ficar entre os seis primeiros no campeonato -, é uma das grandes atrações da temporada.
Atual quarto colocado na tabela, com 47 pontos, o Getafe atravessa série de três jogos sem vencer. Neste domingo, o time dos arredores de Madri receberão o Athletic Bilbao, que está em oitavo, com 43, e também está na briga para jogar competições continental.
Em alta e ainda mais embalado, após vencer o Real Madrid, o Valencia visitará neste sábado o vice-lanterna, Rayo Vallecano. O time do goleiro Neto e do zagueiro Gabriel Paulista está em quinto, com 46 pontos, e ainda se mantém invicto no Espanhol há 12 jogos, desde o dia 5 de janeiro.
Sexto no campeonato, o Sevilla tem 46 pontos e vem de bater o Alavés, que acabou caindo um posto. A equipe da Andaluzia visitará neste domingo o Valladolid, 16º. Já os derrotados no duelo direito pela Liga Europa, receberão no mesmo dia o Leganés, 12º.
A rodada
Programação da 31ª rodada do Campeonato Espanhol:.
Sábado
Girona x Espanyol
Real Madrid x Eibar
Rayo Vallecano x Valencia
Barcelona x Atlético de Madri
Domingo
Alavés x Leganés
Getafe x Athletic Bilbao
Valladolid x Sevilla
Celta de Vigo x Real Sociedad
Levante x Huesca
Betis x Villarreal
R7