Referência em policiamento comunitário pelos diversos projetos de integração entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a comunidade civil, a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Rio Sena celebra 10 anos de implantação no bairro, nesta sexta-feira (23). A unidade compõe a 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atende a diversos bairros do subúrbio de Salvador.
Atualmente, a BCS do Rio Sena está sob o comando do tenente Marco Vinicius e mantém os projetos “Vamos Aprender Inglês” e “Boxe na Base”, proporcionando o desenvolvimento de habilidades intelectuais e esportivas para crianças e jovens do Rio Sena e bairros vizinhos. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é aplicado pela unidade, sendo destaque entre as atividades direcionadas para a comunidade estudantil, contemplando, apenas no primeiro semestre deste ano, 532 estudantes do 5° ano de diversas escolas públicas e particulares da região. A previsão é que uma nova turma seja iniciada ainda neste semestre.
A cerimônia de celebração pelos 10 anos contou com a presença do major Sivalnei, representando o comandante do Comando de Policiamento Regional da Capital – Baía de Todos os Santos (CPRC/BTS), coronel Paulo Guerra; do comandante da 18ª CIPM, major João Daniel, além de demais policiais e líderes comunitários. Na ocasião, foram homenageados o primeiro comandante da BCS do Rio Sena, capitão Vicente Augusto Teixeira dos Santos, os parceiros comunitários e os policiais que se destacaram e se destacam nos projetos.
Serviço à comunidade
Periodicamente, a BCS do Rio Sena oferece ações assistenciais, como serviços de orientações jurídicas e aferição de pressão arterial, além de atividades recreativas para crianças.As ações de integração entre a PM e a comunidade reúnem casos de sucesso, proporcionando a transformação social através do esporte e da formação profissional. Durante os 10 anos de atuação da CBS Rio Sena, centenas de jovens foram impactadas com projetos de ensino de judô, karatê, violão, língua estrangeira, manutenção de hardwares, entre outros.
As Bases Comunitárias de Segurança são parte do programa Pacto Pela Vida, instituído pelo Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em junho de 2011. A estratégia reúne ações de combate e repressão à criminalidade, atuando também em aproximação com a comunidade, para promover a inclusão social e a ampliação de oportunidades voltadas para as populações mais vulneráveis.