Com o objetivo de estimular a arte como ferramenta de inclusão social, a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga iniciou, nesta quarta-feira (12), oficinas de teatro, desenho e fotografia para 65 adolescentes e adultos moradores da comunidade. As aulas gratuitas são realizadas até novembro, na sede da BCS, localizada na Avenida Fortaleza, nº 17, Quadra C, Jardim Centenário.
A iniciativa busca ampliar as ações sociais e promover atividades inovadoras que motivem o interesse da comunidade. “É importante trazer atividades que envolvem as linguagens artísticas, expandindo os horizontes dessas pessoas e mostrando novas possibilidades para que elas possam alcançar novas perspectivas de vida”, afirma o capitão Hugo Maciel, comandante da BCS.
A oficina de desenho é oferecida às segundas e sextas-feiras, das 14h às 17h, com instrução de Tony Santos. O curso de fotografia, ministrado pelo soldado Amilton Amparo, acontece às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h. Já as aulas de teatro têm instrução do soldado Luide Prins e ocorrem às quartas e aos sábados, das 14h às 16h.
Teatro
As oficinas de teatro fazem parte do projeto Vidas em Cena, iniciativa desenvolvida na própria BCS e realizada por policiais militares desde 2014 para jovens com idades entre 13 e 18 anos. O grupo já fez a montagem de seis espetáculos e mais de 300 crianças já participaram das atividades teatrais.
Membro do Vidas em Cena há dois anos, o estudante Leandro de Jesus agora é monitor do projeto, supervisionando as oficinas e orientando os novos alunos. “O teatro mudou minha vida. Eu era muito tímido e, através da expressão corporal, encontrei um novo eu. É muito gratificante estar fazendo parte novamente [do projeto], dessa vez como monitor, e ajudar essa nova turma de jovens a descobrirem os poderes maravilhosos da arte”, destaca Leandro.