Para alertar a população baiana sobre os casos de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos como o carnaval, o “Bloco Fique de Olho”, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), percorre, mais uma vez, os bairros populares de Salvador antes do início da folia (20 de fevereiro). A proposta é levar conscientização às pessoas de forma descontraída, com atrações e a distribuição de materiais informativos sobre o tema.
A primeira mobilização começa a partir da próxima terça-feira (11/02), no bairro de Itapuã, seguida dos bairros de Plataforma (12/02), Beiru (12/02), Fazenda Coutos (13/02), Nordeste de Amaralina (14/02), Cajazeiras (17/02), Liberdade (18/02) e, por fim, Pelourinho (19/02).
O bloco faz parte das ações da campanha da SJDHDS “O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual não aparecem como esta campanha”, lançada em maio de 2018, que busca combater violações contra crianças e adolescentes, especialmente nas festas populares da Bahia.
“É fundamental promover essa ação no pré-carnaval e alertar a sociedade sobre a importância de denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Garantir os direitos de nossas crianças e jovens é dever de todos nós, governo e sociedade”, pontua o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.
No Carnaval do ano passado, foram realizadas ações do “Bloco Fique de Olho!” em quatro bairros da capital baiana: Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Itapuã, Liberdade e Pelourinho. A ação reuniu centenas de pessoas durante o desfile pelos bairros, contando ainda com a participação de jovens do programa NEOJIBA e das fanfarras escolares.
SERVIÇO
Bloco Fique de Olho em Itapuã
Terça-feira, 11 de fevereiro, às 9h
Ponto de Encontro: Mirante da Sereia ao Posto 12, Itapuã – Salvador
Bloco Fique de Olho em Plataforma
Quarta-feira, 12 de fevereiro, às 9h
Ponto de Encontro: Largo do Luso à Praça São Brás, Plataforma – Salvador
Bloco Fique de Olho no Beiru
Quarta-feira, 12 de fevereiro, às 14h
Ponto de Encontro: Biblioteca Zeferina ao Conjunto, Beiru – Salvador
Bloco Fique de Olho em Fazenda Coutos
Quinta-feira, 13 de fevereiro, às 9h
Ponto de Encontro: Espaço Baha’i, próximo ao final de linha de Fazenda Coutos – Salvador
Bloco Fique de Olho no Nordeste de Amaralina
Sexta-feira, 14 de fevereiro, às 8h
Ponto de Encontro: Final de linha, próximo ao Colégio Bernardino, ao Centro Social Urbano, Nordeste de Amaralina – Salvador
Bloco Fique de Olho em Cajazeiras
Segunda-feira, 17 de fevereiro, às 10h
Ponto de Encontro: Atacadão/Maternidade à Fundação Bradesco, Cajazeiras – Salvador
Bloco Fique de Olho na Liberdade
Terça-feira, 18 de fevereiro, às 10h
Ponto de Encontro: Colégio Duque de Caxias ao Plano Inclinado, Liberdade – Salvador
Bloco Fique de Olho no Pelourinho
Quarta-feira, 19 de fevereiro, às 13h
Ponto de Encontro: Praça Tomé de Souza à Praça Quicas Berro D’Água, Pelourinho – Salvador