Alunos do projeto Saúde Melhor Idade irão participar do Bloquinho dos Idosos, na próxima quarta-feira (19), no Santo Antônio Além do Carmo. Cerca de 200 idosos são esperados para a atividade, que é desenvolvida pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vestida com a camisa do bloco e devidamente paramentada com os adereços da folia, a turma irá se concentrar às 15h, em frente ao Centro de Saúde do bairro. Em seguida, sairá em cortejo pela Rua Direta, juntamente com a Banda de Música da GCM, até o Largo de Santo Antônio.
O coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo conta que o objetivo é promover um carnaval para os idosos que fazem parte do projeto, relembrando, inclusive, as marchinhas carnavalescas durante o trajeto.
“Como muitos viajam ou não curtem o Carnaval em si, a gente promove esse bloquinho antecipado, que é também uma confraternização para a pausa que a Guarda Municipal faz para entrar na Operação Carnaval, então convocamos todos eles para confraternizar, brincar e curtir. Chegando ao Largo do Santo Antônio, damos uma volta, tocamos o coreto e depois Ubirajara Azevedo faz uma apresentação solo para eles, encerrando o evento”, revela.
Ele destaca, ainda, que a atividade traz benefícios de saúde, físicos e psicológicos para os idosos. “É um momento de integração, um momento em que eles estarão interagindo e integrando. É uma atividade que trabalha corpo e mente e que também fomenta a cultura, principalmente para alguns deles, que já curtem o Carnaval há muito tempo. O Bloquinho dos Idosos promove a preservação da memória cultural deles e faz com que eles participem de um momento de alegria e descontração, algo que a nossa cidade promove tão belamente”, explica.
Projeto – O projeto Saúde Melhor Idade tem como objetivo melhorar a coordenação motora, a autoestima e a qualidade de vida dos idosos. A iniciativa é coordenada pela Guarda Municipal desde 2017 e consiste na realização de atividades em dias alternados para o público da terceira idade nos bairros de Santo Antônio Além do Carmo, na sede do órgão, situada na Avenida San Martin, Fazenda Grande do Retiro e na Pituba.
Com os três grupos atendidos, o projeto soma cerca de 300 idosos inscritos. São realizadas atividades físicas específicas para a idade, a exemplo de capoeira adaptada, passeios e ações culturais. Alguns dos reflexos positivos sentidos pelos idosos são o aumento da disposição física e da mobilidade, a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da autoestima, a melhora do humor e do sono e a redução dos sintomas da depressão.
Foto: GCM/PMS