O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende dar apoio mais explícito a aliados a uma semana das eleições municipais, previstas para 15 de novembro.
De acordo com interlocutores, o presidente deve demonstrar suporte a determinados candidatos de diversas regiões, mas ainda não há uma lista definida de quem são os postulantes.
O apoio mais explícito a aliados deve ocorrer, segundo pessoas próximas, na última semana antes das eleições, principalmente na tradicional live de quinta-feira que antecede o pleito.
A ideia com a qual o presidente trabalha é dar apoio aos nomes bolsonaristas, mas muitos candidatos militares também solicitam suporte do chefe do Executivo brasileiro.
Bolsonaro havia dito, em 28 de agosto, que não iria participar da disputa em primeiro turno das eleições. “Tenho muito trabalho na Presidência e tal atividade tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, disse na ocasião.
A avaliação, contudo, é de que a participação de Bolsonaro nas eleições pode garantir a vitória para candidatos bolsonaristas em diversas cidades e, assim, facilitar a articulação de projetos e pavimentar o caminho para a eleição presidencial de 2022.
R7