Um acidente em ambiente de trabalho não é uma mera fatalidade. Para cada ocorrência, uma série de fatos se sucedeu para culminar no imprevisto em questão. A BR vem construindo ao longo dos últimos 10 anos um robusto programa de segurança nos transportes, o Motorista DEZtaque, que tem alcançado bons frutos, entre eles, a queda de mais de 71% no índice de acidentes no trânsito e de 97% em vazamentos.
Por conta da pandemia, a área de segurança e saúde no trabalho precisou passar por grandes mudanças. Cuidando não apenas de quem trabalha com transporte, eles precisaram garantir a saúde dos que estavam em home office e também daqueles que trabalhavam presencialmente, já que o setor de distribuição de combustíveis foi considerado essencial e manteve suas operações durante a emergência sanitária. Adaptações foram realizadas considerando os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e, propriamente, de acidentes.
Em todos estes casos, a BR atua na prevenção do que poderia causar acidentes, valendo-se de dados obtidos com a análise de eventos anteriores. É o caso do Motorista DEZtaque, um programa em constante evolução, mas que já induziu uma transformação na cultura da atividade. Ao longo do tempo, a companhia atacou inclusive causas comportamentais, incluindo capacitação, avaliação e acompanhamento psicológico de motoristas para garantir maior eficiência e segurança em suas operações.
Ao todo, cerca de seis mil caminhões, de 170 transportadoras, rodam nas estradas brasileiras a serviço da BR Distribuidora. Somadas as viagens realizadas em um único dia, seria possível cobrir uma distância equivalente a 23 voltas ao mundo. Em sua missão de abastecer os postos de sua rede e demais clientes em todas as regiões do país, a BR Distribuidora realiza, por meio da frota de transportadoras contratada, 2.000 embarques rodoviários/dia, com uma movimentação média de 65 mil m³/dia.
Esses números dão a dimensão da importância de se manter um programa de incentivo à segurança no transporte e mostra o compromisso da BR Distribuidora com o mais alto grau de segurança em todas as operações.
Além de um projeto voltado aos motoristas, esse ano também foi lançado o Programa Valorização Transportador, no qual a empresa irá reconhecer as melhores transportadoras que prestam serviço à BR nos cumprimentos dos quesitos contratuais, boas práticas em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e bom uso das tecnologias embarcadas.
De olho na saúde dos colaboradores
Desde março do ano passado, a BR colocou à disposição de todos os colaboradores (próprios e terceiros) serviços de ‘telemedicina’ e ‘atendimento psicossocial’. De lá pra cá, ocorreram 368 teleatendimentos por meio da telemedicina. No apoio psicossocial, 230 colaboradores foram atendidos, sendo que 127 estão em acompanhamento psicológico e social pela equipe de saúde da empresa. Junto a esse canal, a BR disponibilizou suporte à saúde emocional por meio de atendimento psicológico online, com 146 colaboradores já atendidos.
Além dessas iniciativas, recentemente foi lançado o programa “Estar Bem”, que reúne três pilares: movimento (saúde física), equilíbrio (saúde mental) e social focado em relacionamento, cultura, voluntariado, lazer e entretenimento.
Neste dia 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e em meio à pandemia, esse tema ganha ainda mais força. A crise sanitária reforçou a necessidade de se pensar em prevenção em todos os momentos da realidade laboral, de forma a prevenir não só incidentes mas também as chances de qualquer contato com o coronavírus.
Sobre a BR Distribuidora – Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a BR Distribuidora possui uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país. A empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, produtos químicos, supply house. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.
No mercado automotivo, a BR é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da BR para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: www.br.com.br