Caiu o último invicto na Série B 2017. Nesta terça-feira (20), o Juventude conheceu a primeira derrota após nove rodadas. Em casa, a equipe de Caxias do Sul (RS) foi derrotada por 2 a 1 para o Brasil de Pelotas e tem a liderança ameaçada pelo vice-líder Guarani, que entra em campo às 21h30. Nos outros dois jogos iniciados às 19h15, o América/MG bateu o Santa Cruz por 1 a 0 em Belo Horizonte, e o Goiás superou o Náutico por 3 a 2 em São Lourenço da Mata (PE).
Em pleno Alfredo Jaconi, o Juventude não resistiu ao Brasil de Pelotas. O Xavante abriu o placar aos 30 minutos com Rafinha. Na segunda etapa, Ramon empatou para o donos da casa aos 13 minutos. Aos 28, Lenadro Camilo deixou o dele e garantiu o triunfo do Brasil de Pelotas.
Com um gol relâmpago de Carlos Eduardo logo no primeiro minuto de jogo, o Goiás saiu na frente do Naútico na Arena Pernambucano. O Timbu teve a chance empatar aos 25 minutos, mas o goleiro Marcelo Rangel pegou a cobrança de pênalti cobrada por Gilmar. O gol do empate veio aos 38 minutos. Everton Sena mandou conta a própria meta e deixou tudo igual, 1 a 1. Na etapa final, o zagueiro Alex Alves fez de cabeça aos 15 minutos e colocou o Esmeraldino na frente novamente. Aos 31, Vinícius deixou tudo igual, mas Jarlan garantiu o triunfo dos goianos aos 40 do segundo tempo.
Jogando em casa, na Arena Independência, o América/MG criou as principais chances do primeiro tempo. Apesar das investidas de Renan Oliveira e Luan, o goleiro Julio Cesar se destacou e salvou o Santa Cruz. O Coelho dominou as ações também na etapa final e abriu o placar aos 33 minutos com o jovem Matheusinho.
Inter e Guarani
Com o fim da invencibilidade do Juventude nesta terça-feira (20), o Guarani desperdiçou a chance de assumir a liderança, mas diminuiu a diferença para o líder da Série B. Em Campinas (SP), o Bugre pressionou o Oeste, mas ficou no empate sem gols. Em Porto Alegre, Internacional e Paraná também não balançaram as redes e empataram em 0 a 0. Já em Goiânia, Vila Nova e Ceará ficaram no 1 a 1.
De olho na ponta do Brasileirão, o Guarani entrou em campo no Brinco de Ouro, em busca da vitória em cima do Oeste. Apesar de criar as melhores chances de gols, o Bugre não consegiu balançar as redes. Apostando nos contra-golpes, o Oeste também não marcou, mas arrancou um ponto diante do vice-líder, fora de casa. Com o resultado, o Guarani segue na vice-liderança, com 17 pontos. Já o Oeste, com 12, ocupa a 14ª posição.
Internacional e Paraná protagonizaram um duelo equilibrado no Beira-Rio. Apesar de ter maior posse de bola, o Colorado encontrava dificuldades para furar o sistema defensivo do Tricolor paranaense, que apostava nos contra-ataques. O panorama se manteve na etapa final e o placar permaneceu zerado. Com a igualdade, o Internacional caiu para a sexta posição, com 14 pontos. Com 13, o Paraná é o oitavo colocado.
No Serra Dourada, o Vila Nova foi para o intervalo vencendo por 1 a 0. Aos 17 minutos, Alanzinho finalizou de longe e colocou os goianos na frente. Na etapa final, o Ceará pressionou em busca do empate e igualou o marcador aos 21 minutos. Em cobrança de pênalti, Roberto deslocou o goleiro e empatou a partida, 1 a 1.
Mais jogos
O Luverdense respirou na Série B. Nesta terça-feira (20), pela nona rodada, o LEC arrancou uma importante vitória fora de casa diante do Figueirense e deixou a zona de rebaixamento. Em Florianópolis, o Verdão vencer por 3 a 2 e, com 11 pontos, ocupa a 16ª posição. Também fora de casa, o Criciúma bateu o Londrina por 1 a 0 e o CRB superou o ABC por 3 a 1. Em Belém, Paysandu e Boa Esporte ficaram no 0 a 0.
Figueirense e Luverdense fizeram um primeiro tempo eletrizante no Orlando Scarpelli. Todos os cinco gols da partida saíram nos 45 minutos iniciais. Logo com cinco, Ricardo abriu o placar para o LEC. A resposta dos donos da casa foi imediata e Joãozinho deixou tudo igual com oito minutos. Aos 35, Rafael Silva recuperou a vantagem dos visitantes. Aos 42, Robinho igualou novamente para o Figueira. Antes do intervalo, Rafael Ratão marcou o gol que decidiu a partida.
No Curuzu, Paysandu e Boa Esporte não balançaram as redes. No primeiro tempo, Emerson pelo lado mineiro e Welinton Júnior pelo Papão assustaram a meta adversária. Na etapa final, os mandantes criaram as principais chances, mas as equipes continuaram zeradas. Com o empate sem gols, fora de casa, o time mineiro segue na zona rebaixamento, com nove pontos. Já o Papão soma 12 e perdeu a chance de encostar no G-4.
No Frasqueirão, o CRB saiu na frente com Zé Carlos, de pênalti, aos oito minutos. Na segunda etapa, aos 24 minutos, p time alagoano ampliou em nova cobrança de pênalti. Desta vez, Neto Baiano cobrou e fez. O ABC descontou aos 29 com Echeverría, mas Chico fechou o marcador para os visitantes aos 44 minutos, 3 a 1.
No estádio Do Café, o Criciúma marcou o gol da vitória sobre o Londrina no segundo tempo da partida. Aos 31 minutos, Silvinho completou jogada de Douglas Moreira e garantiu o triunfo catarinense. Com o resultado, o Tigre chegou a 11 pontos e subiu para a 15ª posição na tabela.