Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o Brasil ocupa o penúltimo lugar em competitividade em um ranking de 18 países. O Brasil fica à frente somente da Argentina.
O estudo levou em conta quesitos como infraestrutura e logística, disponibilidade e custo da mão de obra e do capital, ambiente macroeconômico, peso dos tributos e educação.
No quesito custo do capital, o Brasil ocupou o último lugar com a maior taxa de juros real e o maior spread da taxa de juros. O país também ficou mal posicionado em ambiente de negócios e ambiente macroeconômico, em penúltimo lugar.
A melhor posição do Brasil foi no quesito educação, com o país em nono lugar. Isso aconteceu porque os gastos com educação foram altos com relação a outros países. Mas em fatores como conclusão do ensino superior e qualidade do ensino básico o Brasil ficou mal posicionado.
O primeiro lugar na classificação geral da pesquisa ficou com o Canadá, seguido pela Coreia do Sul, Austrália, China, Espanha e Chile. Os países pesquisados foram escolhidos em f unção das características econômicas, sociais e participação no mercado internacional. Esta é a quinta edição da pesquisa.
ebc