A estreia de Rafaelson com a camisa da seleção do Vietnã teve de tudo. O atacante brasileiro, que foi naturalizado vietnamita, sagrou-se campeão da Copa ASEAN, sendo o artilheiro do torneio com 7 gols em 4 jogos e acabou se lesionando gravemente na grande final.
A Copa ASEAN é disputada a cada dois anos para determinar a melhor seleção do sudeste asiático. Na grande final, o Vietnã venceu a Tailândia, maior vencedora do torneio com sete títulos, pelo placar de 3×2.
“Fizemos uma competição de alto nível. Vencemos sete dos outo jogos, com direito a duas vitórias sobre a Tailândia, que é a maior campeã do torneio. Fiquei muito feliz com o título por ter sido minha primeira competição pela seleção, pela artilharia e por ter sido eleito o melhor jogador do torneio. Infelizmente tive essa lesão grave na final e isso fez com que essa competição não fosse perfeita”, avaliou Rafaelson ou Son, como é conhecido no país.
A caminhada do Vietnã na competição foi com classificação em primeiro lugar no grupo B após vitórias contra Laos, Indonésia, Birmânia e empate contra Filipinas. Nas semifinais, duas vitórias sobre Singapura e na finalíssima mais duas vitórias contra Tailândia. Foram 21 gols anotados, sendo sete pelo brasileiro naturalizado Rafaelson.
“Fiz uma competição importante. Foram sete gols em apenas quatro jogos. Divido esse mérito com meus companheiros. Foi emocionante a homenagem que fizeram quando estavam recebendo as medalhas de campeão. Sou grato por estar vivendo esse momento”, finalizou o jogador, de 27 anos.
Na grande final contra a Tailândia, Rafaelson acabou fraturando a perna com gravidade e foi encaminhado ao hospital imediatamente para os procedimentos médicos. Após a confirmação do título, seus companheiros o homenagearam após o recebimento das medalhas e troféu.