Cordelista estará na mesa Encontro com o Cordel no próximo sábado no Cordelizando
Um dos nomes de maior destaque no cordel nacional vem a Salvador. Bráulio Bessa participa do projeto Cordelizando, na mesa Encontro com o Cordel, no próximo sábado, dia 9, a partir das 10 horas, na Caixa Cultural Salvador, com entrada gratuita, limitada à capacidade do espaço. No espaço o cordelista apresenta a publicação Poesia com rapadura. A mesa tem a mediação de Maviael Melo.
Nascido no sertão do Ceará, Bráulio com 14 anos aprendeu a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002). Com grandes sonhos, ingressou na faculdade, no curso de Análise de Sistemas, que lhe motivou a criar um movimento na internet para divulgar e defender o povo e a cultura nordestina, do preconceito que aflora no resto do país. Em 2012, Bráulio criou o blog Nação Nordestina, que logo conquistou milhares de seguidores.
O sucesso de suas poesias chegou ao ambiente da televisão e Bráulio passou a se apresentar em programas de entrevistas, onde declamava e contava suas histórias. Foi convidado pelo programa Encontro, da Rede Globo e com o sucesso conquistado passou a ocupar semanalmente um quadro intitulado Poesia com Rapadura.
Cordelizando – De 7 a 9 de junho, acontece na Caixa Cultural Salvador, a terceira edição do Cordelizando, com entrada gratuita, limitada à capacidade do espaço. O evento é um encontro com os nomes da literatura de Cordel, com bate papo e música. Participam nomes como Antônio Marinho, Clécio Rimas, Flávia Wenceslau e Maria Alice Amorim. O responsável pela curadoria do Cordelizando é Maviael Melo e terá participação especial de Raimundo Sodré. A Terceira edição do Cordelizando é uma realização da Icontent, com patrocínio da Caixa e Governo Federal.
Incentivo à cultura – A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.
A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Velloso e Lina Bo Bardi. Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.
Serviço
Terceira edição do Cordelizando
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Abertura : 7, 8 e 9 de junho de 2018 – (quinta, sexta e sábado)
Horário: 07/06/2018 – a partir das 19h. 08 e 09/06/2018 – a partir das 10h
Entrada Franca, observada a capacidade do espaço
Estacionamento gratuito ao lado: 7 e 8 de junho, a partir das 18h, e dia 9 de junho, a partir das 14h.
Classificação indicativa: livre (para todos os públicos)
Informações: (71) 3421-4200
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal