Depois de passar o Natal em família, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), fica internado novamente no Hospital Sírio-Libanês para ser submetido à quinta sessão de quimioterapia, que tem início nesta quinta-feira (26). Assim como os outros, o procedimento tem duração de 30 horas.
No dia 20, Covas realizou exames de sangue e ultrassonografia abdominal e os resultados mostraram que ele está apto a fazer uma nova sessão de quimioterapia. O intervalo entre cada uma delas é de 15 dias.
Apesar da internação, como de costume, o prefeito vai despachar do quarto do hospital e a agenda com o secretariado está mantida para o período da tarde.
O prefeito ainda terá pela frente outras três sessões de quimioterapia. Ele então será submetido a uma nova bateria de exames para avaliar os resultados do tratamento contra o câncer. Os exames devem ser feitos em fevereiro e então a equipe médica vai definir se há necessidade de mais algum tratamento complementar.
Tratamento
No final de outubro, Covas recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia, região entre o estômago e esôfago, com metástase no fígado e linfonodos.
De acordo com o médico infectologista, David Uip, o prefeito reagiu muito bem às sessões de quimioterapia, sem qualquer efeito adverso, e houve regressão do tumor após o primeiro ciclo do tratamento.
Mesmo depois de retomar as atividades no gabinete da prefeitura, Covas ainda precisa evitar aglomerações em agendas públicas por estar com a imunidade baixa.
Em tratamento, o prefeito já destacou que não pretende reduzir o ritmo de trabalho porque “quanto mais trabalhar, melhor pra manter a mente ocupada”. Covas nem cogita um afastamento do cargo: “enquanto tiver com as faculdades mentais e físicas, tenho obrigação de ser prefeito”.
R7