Pouco antes da bola rolar no estádio City of Manchester para a partida entre Manchester City e Burnley, nesta segunda-feira (22), um avião sobrevoou o local trazendo uma mensagem, atribuída ao clube visitante, White Lives Matter, que na tradução para o português significa Vida brancas importam. A frase ironiza o mote antirracismo “Black Lives Matter” (Vidas negras), adotada por clubes e pela Premier League após os protestos contra o assassinato de George Floyd ganhar proporções globais. A agremiação não gostou nada do ocorrido e repudiou a ação.
“Isso não representa de forma alguma o que o Burnley Football Club representa e trabalharemos em conjunto com as autoridades para identificar os responsáveis e emitir proibições vitalícias. Pedimos desculpas sem reservas à Premier League, ao Manchester City e a todos aqueles que ajudam a promover o “Black Lives Matter””, disse em comunicado. “Queremos deixar claro que os responsáveis não são bem-vindos em Turf Moor (estádio do Burnley)”, completou.
Com a aprovação dos clubes, todos os jogadores carregaram na parte de trás das suas camisas, no lugar dos seus nomes, a frase Black Lives Matter por toda a rodada de retomada do Campeonato Inglês. Após a partida desta segunda, o capitão do Burnley, Ben Mee, também criticou os responsáveis por colocar o avião no céu com a frase.
“Estou envergonhado com a atitude tomada por um pequeno número de nossos torcedores. Eles não entenderam o movimento que nós apoiamos e isso não representa o clube, os jogadores e a maior parte dos fãs”, afirmou o camisa 6. “Acho que essas pessoas precisam chegar ao século XXI e se educar. Estou muito triste com isso”, continuou.
O Burley foi goleado pelo Manchester City, pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, por 5 a 0 e ocupa o 11º lugar na tabela, com 39 pontos. Já os vencedores seguem na segunda posição com 63, 20 a menos do líder Liverpool. Na próxima jornada, o The Clarets (Vinho tinto), como é conhecido o time de Lancashire, recebe o Watford no Turf Moor, na quinta (25), às 14h no horário de Brasília. No mesmo dia, mas às 16h15, a equipe do técnico Guardiola visita o Chelsea em Stamford Bridge.
Bahia Notícias