Ainda que as pesquisas apontem que mais da metade dos brasileiros não demonstram interesse pela Copa do Mundo, a busca por itens da seleção brasileira na internet cresceu 300% nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados, divulgados pela plataforma de venda de produtos usados OLX, apontam ainda para um aumento de 268% no número de anunciantes e de 187% na quantidade de ofertas relacionadas à seleção canarinha.
O vice-presidente executivo da OLX Brasil, Marcos Leite, avalia que já contava com uma alta na procura pelos produtos relacionados à seleção devido ao custo-benefício. “Você pode ter uma camisa que não seja nova, mas que tenha pouco tempo de uso, por um preço muito menor por ser usado”, afirma ele.
De acordo com Leite, há também anúncios de produtos colecionáveis que fazem referência a Copas passadas, como camisas autografadas, anunciadas por preços bem mais altos.
“A gente vê que para colecionadores há camisas autografadas dos craques de 2006, como Kaká, Adriano e Ronaldinho, por R$ 300. Temos também camisas do tricampeonato, de 1970, anunciadas por R$ 2.000”, diz Leite, que completa: “as chances de vender são muito grandes”.
O levantamento mostra ainda que as camisas da seleção canarinha são as mais caras entre as relacionadas na plataforma, que lista também uniformes da Argentina, Espanha e Costa do Marfim. “O brasileiro está valorizando mais a nossa camisa”, avalia Leite.