Com 1.100 candidatos em disputa por 46 cadeiras na Câmara dos Deputados, o Estado do Rio de Janeiro é o responsável pela maior concorrência para o cargo de deputado federal neste ano.
Com os valores é possível afirmar que a relação de candidato por vaga para representar o Rio no Congresso Nacional é superior ao do vestibular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Enquanto a concorrência nas eleições cariocas é de 23,9 candidatos por cargo na Câmara, a disputa para entrar na UERJ neste ano foi de 7,43 postulantes por vaga.
Há, no entanto, carreiras mais concorridas, como a de medicina, onde mais de 133 estudantes concorreram neste ano por cada uma das 57 vagas disponíveis na instituição.
Outros Estados
O Estado de São Paulo, com 1.651 candidatos em busca de 70 vagas, e o Distrito Federal, que tem 184 nomes na disputa por oito cadeiras na Câmara, seguem o Rio de Janeiro e também têm relação de mais de 23 candidatos por vaga.
Por outro lado, os Estados com cadeiras menos concorridas na Câmara dos Deputados são o Pará e Alagoas, onde não há mais de nove candidatos por vaga.
Na análise geral, as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados serão disputadas por 8.289 candidatos dos 26 Estados e Distrito Federal. Ou seja, o Brasil tem mais de 16 concorrentes por cada cadeira na Casa Legislativa. Em 2014, 17.004 candidatos disputaram a mesma quantidade de vagas.
R7