A aprazível e pacata Ilha de Bom Jesus dos Passos, distrito de Salvador, na Baía de Todos os Santos está em alerta. Desde o início da pandemia, em março do ano passado que têm aparecido cachorros adultos soltos pelas ruas da localidade, sem que os moradores saibam sua procedência. Muitos desconfiam que os animais são trazidos de barcos e deixados na ilha. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu que vai realizar uma ação conjunta na localidade (veja abaixo).
A ilha de Bom Jesus dos Passos é um primor de limpeza e bem urbanizada, mas a sujeira provocada pelos bichos tem obrigado os próprios moradores a recolherem fezes das ruas. Os animais provocam o medo de moradores, principalmente de crianças. “Certamente, nem são vacinados e quando tem uma fêmea no cio ninguém dorme por aqui”, conta um morador que prefere não ser identificado. Em uma das ruas principais da localidade, foi possível contar 11 cães, sendo que o problema se espalha por toda a ilha.
Inclusive, donos de animais evitam soltá-los com medo da transmissão de doenças. Alguns moradores, com pena, têm alimentado os cães, mas a grande preocupação é com o surgimento de filhotes. “É importante que a prefeitura recolha os animais e leve-os para abrigos, ou mesmo que construa um abrigo aqui com os animais devidamente vacinados e castrados para evitar que se proliferem sem controle, o que deve estar acontecendo”, reclama o morador.
“Ninguém aqui maltrata os bichos. Nossa preocupação é que eles mordam as pessoas, principalmente as crianças que já não têm liberdade para brincar nas ruas”.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal conjuntamente com o Centro de Controle de Zoonoses está organizando uma ação conjunta na localidade da ilha de Bom Jesus para vacinação dos cães que vivem em situação de rua na localidade. Os profissionais dos órgãos também realizarão uma visita de campo nos próximos dias para definir estratégias de contingência do crescimento populacional dos animais errantes com apoio de protetores da região.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal conjuntamente com o Centro de Controle de Zoonoses está organizando uma ação conjunta na localidade da ilha de Bom Jesus para vacinação dos cães que vivem em situação de rua na localidade. Os profissionais dos órgãos também realizarão uma visita de campo nos próximos dias para definir estratégias de contingência do crescimento populacional dos animais errantes com apoio de protetores da região”.