Nesta quinta-feira (22/8) foi a vez dos alunos do curso de boxe da Pracinhas da Cultura, promovido pelo Projeto Oportunidade Através do Esporte, receberem o novo kit fardamento, composto por camisa, short, tênis e protetor bucal. A iniciativa é realizada pela organização social De Peito Aberto (DPA), com apoio da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Cultura (Secult), e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
A titular da Secult, Márcia Tude, relembrou que a parceria com o projeto, que começou na Cidade do Saber, até ser descentralizada, já dura 7 anos. “Incentivamos a cultura esportiva todos os dias, para que a comunidade, através do seu corpo e ao ar livre, coloque para fora e desopile as emoções. Dessa forma, conseguimos ter uma sociedade mais leve, e aí a gente caminha de forma mais justa”.
Promovido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o curso de boxe do Oportunidade Através do Esporte da Pracinhas da Cultura acontece com patrocínio do Grupo Boticário. Foram disponibilizadas 100 vagas, com aulas às segundas e quartas, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Iniciadas no mês de julho, as atividades seguirão por 12 meses.
Uma das contempladas com o kit fardamento foi a aluna Sofia Ferreira Silva, 7 anos, que disse adorar as aulas de boxe. “A gente brinca com a corda, pula e aprende”. Como o kit só podia ser retirado com a presença do responsável, a mãe dela, Adriana Silva dos Santos, 34 anos, esteve presente e falou sobre a importância da iniciativa. “É muito bom, é um meio de mostrar o que é o boxe. E o fardamento serve para melhor identificar o aluno que faz o esporte”.
A ação também foi aprovada por Taiane Cerqueira Santos dos Anjos, 35 anos, mãe de aluno que compareceu para pegar o fardamento do filho enquanto ele estava na escola. “É bom incentivar as crianças a praticar esporte, pois ficam longe das maldades da rua. O fardamento é muito legal, e é bom, também, que fica todo mundo padronizado, identificado, arrumadinho, e mais organizados”, finalizou.
O coordenador técnico do projeto, Leandro Ribeiro, explicou sobre o curso. “As aulas são ofertadas no contraturno escolar. O objetivo do projeto é tratar o boxe como uma ferramenta de inclusão e transformação social. E a nossa maior missão não é formar o pugilista, e sim, o cidadão através do esporte”.
O Oportunidade Através do Esporte ainda promove aulas na localidade de Vila de Abrantes. Lá, através do patrocínio da empresa química e farmacêutica Bayer, é ofertado, para crianças e adolescentes, o curso de futsal. Para esse grupo, o novo kit fardamento, composto por camisa, short, caneleira, chuteira e meião, foi entregue na terça (20).
Foto: Josué Silva