No dia de São Thomaz de Cantuária, manifestações de fé e devoção religiosa marcaram o primeiro domingo de 2024. Neste 7 de janeiro, feriado municipal, aconteceu a festa em homenagem ao santo católico, na qual participaram milhares de pessoas, que se reuniram no Centro da cidade para celebrar e louvar o patrono do município e da Diocese de Camaçari.
O chefe do Executivo, o prefeito Elinaldo Araújo, ao lado da primeira-dama, Ivana Paula, reforçou o caráter religioso das comemorações, falando sobre confiança e esperança. Ao comentar sobre a importância de celebrar a data, destacou que, “essa também é a ocasião de congregar, em um só lugar, moradores, visitantes e turistas para, todos juntos, orarmos pelas bênçãos de Deus para a nossa população”.
Os atos celebrativos, dedicados ao protetor, foram realizados sob o tema “Com São Thomaz, viver a vocação na Igreja gerando comunhão em vista da missão”, e incluíram momentos de oração, cânticos religiosos, procissão, encerrando com a tradicional missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Medeiros, realizada em um palco montado nas imediações da Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária, situada na Praça Desembargador Montenegro.
Saudando a todos, Dom Dirceu desejou boas-vindas e agradeceu pela presença. Ao iniciar a homilia da noite, o líder religioso destacou as palavras “fortaleza, firmeza e constância” como características do santo homenageado. Ao chamar a atenção do público para a importância da perseverança, mesmo diante das adversidades, lembrou-se da fidelidade de São Thomaz de Cantuária ao serviço de Deus e, ao citar uma passagem bíblica, para falar sobre a persistência cristã, encerrou dizendo que, “a esperança não decepciona”.
Durante a procissão, que iniciou na Rua Costa Pinto, seguindo sentido à Avenida Manoel Mercês (antiga Radial C), retornando pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), passando pela Praça Abrantes, depois Rua Eixo Urbano Central, e finalizando o percurso na Praça Desembargador Montenegro, os devotos exaltaram o padroeiro, retratado em uma imagem de escultura, que foi colocada sobre uma base de madeira, ornamentada com flores – conhecida como andor –, transportada por um carro do Corpo de Bombeiros.
Declarada fiel a São Thomaz de Cantuária, a pedagoga aposentada Lindalfa de Sá, 75 anos, moradora do bairro Gravatá, disse que não poderia deixar de participar da procissão, e atribuiu ao santo as bênçãos recebidas. Descrevendo o momento como de “agradecimento e alegria”, completou dizendo que, “meu casamento foi celebrado nesta catedral há 52 anos, e é muito abençoado. Sou mãe de seis filhos e avó de sete netos. São Thomaz me deu tudo o que tenho. E por isso, só tenho a agradecer a ele”.
A programação do dia do padroeiro de Camaçari teve início logo nas primeiras horas do dia, com a alvorada de fogos de artifícios, seguida pelo ofício de São Thomaz de Cantuária. Na sequência, foram celebradas as santas missas Pelos Devotos Fiéis Falecidos e Pela Unção dos Enfermos. As atividades religiosas foram encerradas com a apresentação da Orquestra de Metais e Percussão da Bahia (OMPB).
Demais autoridades do município, a exemplo do vice-prefeito do município, José Tude, e do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Flávio Matos, estivem presentes.
Foto: Jean Victor
Agência Brasil