Após um período marcado por celebrações cívicas que prenunciavam os 265 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza nesta quinta-feira (28/9) o esperado desfile cívico de aniversário da cidade. O evento acontece a partir das 8h30, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), e contará com a participação de oito escolas municipais, o que corresponde a aproximadamente 2 mil estudantes, além de grupos culturais, entidades convidadas e muito mais.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, reforçou o fato de esta ser o apogeu de uma série de celebrações que evocam os avanços pelos quais o município tem passado, suas histórias e tradições culturais e, sobretudo, seus cidadãos. “É a culminância desse ciclo festivo e cívico que, a todo tempo, foi inspirado pelo tema ‘Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade’. Tudo isso é sobre paz, solidariedade, empatia e respeito nas escolas, na avenida e em todo lugar”, comentou, convidando a população a comparecer ao desfile de aniversário de Camaçari.
As unidades públicas de ensino que participarão do desfile são as escolas municipais Angiolina Teixeira de Souza e Professora Laurita de Souza Ribeiro; os centros educacionais do Gravatá, Monteiro Lobato e Reitor Edgard Santos; o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária; o Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) da Bomba; e a Creche Linaldo da Silva.
Já a grade de atrações culturais contará com apresentação das bandas municipais de Camaçari (BAMUCA) e Popular de Abrantes (FAMPA), das bandas marciais Estudantil de Camaçari (FANESC), Joana Angélica (BAMAJA), de Vila de Abrantes (FANESVA) e do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC), as fanfarras Popular de Parafuso (FANPOP) e Estudantil de Parafuso (FANESP).
Também se apresentarão a Filarmônica 28 de Setembro, Projeto Percussivo Grão de Areia, Movimento Percussivo Beira de Rua, banda Som do Timbal, Grupos de Capoeira Inclusiva (GCI) e Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Capoeira Inclusão Crianças que Gingam, Capoeira Regional Bimbaê, Camugerê Capoeira, a Orquestra Lyra Curuca Nativa, Cia. de Dança Alaketu, além da ala dos alunos da Cidade do Saber, dos cursos de teatro, balé, dança moderna, ginástica rítmica, zumba, dança de salão e capoeira para mulheres, e ainda do Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari.
A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), também estará presente no desfile e levará à avenida quatro alas. O primeiro pelotão será formado pelos integrantes da escolinha de iniciação esportiva, nas modalidades: futebol, futevôlei, futsal, taekwondo, capoeira, e ginástica rítmica. Na ala de promoção à saúde, a professora Ivânia Lopes apresenta muita dança e alegria com a coreografia do Grupo Operação Malhação. Já a terceira ala, levará o tema esportes radicais e terá a participação do Projeto Social Bora Patinar Camaçari. A ala dos esportes de rendimento apresentará a equipe de Futebol Americano, Cavalaria 2 de Julho Futebol Americano e, ainda, os atletas de boxe do Projeto Social Academia Desafio, dirigida pelo treinador Zinho.
As bandas marciais, fanfarras e orquestra são apoiadas por meio do edital Evandro Amaro II, realizado através da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc). Já os grupos culturais são contratados por meio do edital Cidade Cultural II, promovido pela Secult.
Além dos pelotões temáticos formados pelos alunos e das apresentações das bandas marciais, fanfarras, grupos culturais, o desfile cívico de 28 de Setembro também contará com a participação das polícias Militar e Civil, do Tiro de Guerra 06-026/Camaçari, do Juizado da Infância e Juventude, da Defesa Civil, entre outras autarquias e instituições parceiras.
Foto: Arquivo
—