A Secretaria da Educação (Seduc), em ação conjunta com o Fórum Municipal de Educação de Camaçari (FME), realiza a Conferência Municipal de Educação de Camaçari Extraordinária, evento cujo intuito é discutir políticas públicas de educação com os diversos segmentos da sociedade, visando a concepção e o fortalecimento de políticas públicas que reflitam os anseios dos cidadãos camaçarienses. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório da Cúria Diocesana, situada na Rua da Bomba, n.º 302, bairro Natal.
Para garantir a participação, é necessário realizar inscrição prévia. O período de inscrições segue até o dia 18 de outubro, exclusivamente pela internet, através do link, disponível também na biografia (bio) do Instagram oficial da Seduc. Poderão se inscrever representantes dos segmentos de educação e membros da sociedade civil interessados em debater sobre a temática.
Na oportunidade, serão discutidos sete eixos temáticos, norteados pela temática central “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância de constituir esse espaço de formação e mobilização social para ampliar o debate sobre as políticas públicas municipais de educação. “Essa conferência amplia as vozes da coletividade, possibilitando a manifestação de aspirações e expectativas que serão consideradas na formulação das novas políticas públicas, ou seja, terão desdobramentos práticos no processo de qualificação da educação municipal”, observou.
A coordenadora do FME, Danielle Santos, evidenciou a relevância de colocar a educação na pauta do cotidiano das comunidades locais. “A promoção de ambientes coletivos de discussão, mobilização e participação popular é etapa essencial no processo de elaboração de diretrizes e metas para a educação do município”, afirmou, disponibilizando também o regimento interno da conferência, que pode ser acessado aqui.
A programação inclui palestras e rodas de conversa, que abordarão pautas relacionadas à importância da instituição de um regime de colaboração intersetorial para pensar a educação de forma ampla, enquanto direito de todas as pessoas. Haverá, ainda, reflexões acerca da oferta de uma educação equitativa, sobre a gestão democrática e o financiamento público da educação, da promoção do desenvolvimento socioambiental sustentável por meio da educação, entre outras temáticas específicas.