Quem quiser opções para se divertir em Camaçari pode conferir as atividades que serão realizadas no município acessando a Agenda Cultural disponível na aba de eventos do Portal Mapa Cultural. A plataforma reúne a programação de ações dos diversos segmentos, podendo ser acessada de forma simplificada.
Ponto alto da celebração dos 265 anos de emancipação política de Camaçari, nesta quinta-feira (28/9), a partir das 8h30, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), acontece o último desfile cívico comemorativo. A grade de atrações culturais contará com apresentação das bandas municipais de Camaçari (BAMUCA) e Popular de Abrantes (FAMPA), das bandas marciais Estudantil de Camaçari (FANESC), Joana Angélica (BAMAJA), de Vila de Abrantes (FANESVA) e do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC), além das fanfarras Popular de Parafuso (FANPOP) e Estudantil de Parafuso (FANESP).
Também se apresentarão a Filarmônica 28 de Setembro, Projeto Percussivo Grão de Areia, Movimento Percussivo Beira de Rua, banda Som do Timbal, Grupos de Capoeira Inclusiva (GCI) e Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Capoeira Inclusão Crianças que Gingam, Capoeira Regional Bimbaê, Camugerê Capoeira, a Orquestra Lyra Curuca Nativa, Cia. de Dança Alaketu, além da ala dos alunos da Cidade do Saber, dos cursos de teatro, balé clássico, dança moderna, ginástica rítmica, zumba, dança de salão e capoeira para mulheres, e ainda do Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari.
Seguindo as comemorações pelos 265 anos de Camaçari, a partir das 16h, a Praça Abrantes será palco para o projeto Samba na Praça, que promete animar o público com a apresentação de 13 convidados já confirmados.
Na segunda-feira (2/10), às 14h, vai ao ar na TV Camaçari Cultura, através do canal 1.4 da TV Litorânea e do Youtube, o programa Conversa com o Poeta, apresentado por Ivan Antônio, que terá como convidada a engenheira e ativista socioambiental Gabriela de Toledo. A transmissão está disponível através do link.
No dia 4 de outubro (quarta-feira), tem início no Teatro Cidade do Saber (TCS) o projeto “Na Estrada Com Carrinho de Mão: circulação, formação e acessibilidade”. Na oportunidade, das 15h às 19h, será realizada a “Oficina produção acessível: princípios para uma abordagem anticapacitista na produção cultural”, ministrada por Edu O. e Cintia Santos, voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos. Serão disponibilizadas 10 vagas e as inscrições serão feitas no local, 30 minutos antes do horário de início.
Até o dia 13 de outubro, está em cartaz no Centro Cultural Vila de Abrantes a exposição “Minha Arte, Minha Essência”, do artista plástico Nilson Carvalho, que reúne obras abordando temas, como sustentabilidade e inclusão social. A visitação pode ser feita das 8h às 17h.
Até o dia 27 de outubro, pode ser conferida no Museu de Camassary a mostra “1 ano de muita história”, que celebra o primeiro aniversário do espaço e é composta por seis painéis contendo, ao todo, 27 fotografias, além de textos que abordam a trajetória do equipamento. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 15h.
No Foyer do TCS, está em cartaz de forma permanente, a exposição Mergulhos, do artista plástico Antônio Borges, integrando o Projeto Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou nas datas e horários em que houver evento no teatro.
A Agenda Cultural é colaborativa e democrática e os produtores culturais e artistas independentes podem cadastrar na página a atividade que esteja promovendo, de diversos segmentos, tornando a ação visível para todos os públicos. A agenda se volta também à divulgação de cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação promovidas no município. Para conferir todas as atividades da programação basta acessar o Portal Mapa Cultural.
Foto: Divulgação–