Com um histórico de ações disruptivas voltadas para a qualificação da oferta da educação pública, sobretudo no atendimento aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), conquistou medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 por atender aos critérios estabelecidos pelo programa. O município pontuou em todos os tópicos, alcançando um total de 89 pontos.
Entre os critérios analisados, itens que vão desde a instituição da política municipal de alfabetização, alinhada às diretrizes do programa, até a instrumentalização para a efetiva realização dessa política, por meio de distribuição de materiais didáticos complementares, passando também pelas ações de formação docente.
Iniciativas como a implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE), colaboraram significativamente para essa conquista. Outro marco dessa jornada foi a abertura do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizada no mês de junho de 2024, que deu início a uma série de encontros formativos com os professores da Educação Infantil, com foco em discussões, reflexões e práticas pedagógicas relacionadas às especificidades inerentes às primeiras etapas de ensino, inserindo a criança na cultura do escrito antes mesmo do ensino fundamental.
De acordo com a Seduc, a medalha de ouro é reflexo da inteligência colaborativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, que tem empreendido esforços para garantir a oferta qualificada e equânime do ensino público.
A iniciativa, que é do governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política. O resultado foi divulgado na quinta-feira (5/12).