Como ação preparatória e de planejamento para o ano letivo de 2023, nesta quinta (2/2), sexta (3/2) e segunda-feira (6/2), os educadores dos equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult) participarão da Jornada Pedagógica, na Cidade do Saber. Como eixo norteador para a iniciativa, assim como para as ações e projetos culturais e educativos do ano, a pasta aborda o tema Juntos por uma educação cultural, inclusiva e plural. A temática está em consonância com o Plano Municipal de Cultura, que traz as dimensões simbólica, cidadã e econômica, e os eixos estruturantes do acesso, fomento, benefícios, qualidade e economia.
A abertura será na quinta-feira, às 9h, no Teatro Cidade do Saber, acontecendo de forma integrada com a Secretaria da Educação (Seduc), em vista a similaridade pedagógica entre as duas áreas, uma vez que a Secult atende em seus equipamentos, aproximadamente, 3.500 educandos que são matriculados nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal. A conferência será ministrada por António Nóvoa, professor universitário, português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea.
Na sexta-feira, a Jornada Pedagógica continua com os educadores e gestores da Cultura, no Memorial Jorge Amado, para o planejamento pedagógico temático. A partir das 9h acontece a recepção pela Assessoria Pedagógica, com a presença da titular da Secult, Márcia Tude. Na oportunidade, serão discutidos o tema a ser trabalhado nos cursos durante o ano letivo e a proposta pedagógica para a semana de acolhimento dos educandos, que acontece a partir do dia 6 de fevereiro.
Também de forma integrada com a Seduc, na segunda-feira, às 14h, será realizada no Teatro Cidade do Saber a conferência de encerramento. O evento contará com a palestra de Itamar Vieira Junior, geógrafo, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor do romance Torto Arado, que venceu o Prêmio Leya e recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti.