Uma nova realidade para a saúde pública de Camaçari foi assegurada, na manhã deste sábado (21/01), com a entrega de 15 novos veículos que vão dar suporte ao serviço de transporte de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos fora do município. A nova estrutura é formada por 10 carros de pequeno porte, 3 micro-ônibus e 2 vans. A nova frota vai beneficiar cerca de 1620 pacientes cadastrados no FTD (Tratamento Fora Domicílio), que fazem sessões de hemodiálise e tratamentos de câncer em unidades de saúde de Salvador.
O prefeito Antonio Elinaldo oficializou a entrega dos veículos à Secretaria da Saúde e destacou a importância do investimento do dinheiro público em áreas essenciais, como a saúde. “Precisamos usar o dinheiro para garantir mais qualidade de vida para o nosso povo, investindo, principalmente, em saúde”.
A decisão do governo municipal em não patrocinar a parte profana nas lavagens que acontecem na orla, segundo o prefeito, foi fundamental no esforço em resolver a situação dos pacientes que aguardavam, ansiosos, pela normalização do transporte. “Essa economia foi fundamental, e tenho certeza que a população está do nosso lado e entende que esse não é um momento bom para a economia do município. Tenho recebido muito apoio das pessoas, que concordam que agora precisamos investir onde realmente é necessário. O que a gente não quer é ver o povo sofrendo sem medicamentos, sem atendimento nos postos, sem poder marcar uma consulta e sem ter um meio transporte de qualidade como esse que estamos entregando hoje. Isso, sim, é ter compromisso com as pessoas”.
Para garantir a nova frota de veículos, a Prefeitura de Camaçari reativou um contrato que estava com problemas na Justiça desde a gestão passada. De acordo com o secretário de Saúde, Elias Natan, o contrato estava sub judice e foi aproveitado para não agravar ainda mais a realidade em que foi encontrada a saúde no município. “Não podíamos esperar um novo processo licitatório para atender os pacientes que estavam sofrendo com a falta de transporte para a realização dos procedimentos fora do município. Essa foi a maneira mais rápida que encontramos para atender essa demanda, que não pode esperar”.
A Secretaria de Saúde informou ainda que um novo processo licitatório para a contratação de outros veículos já está sendo providenciado pelo município.