Centenas de estudantes universitários ocupam os diversos pontos de embarque do programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU), na sede e costa do município, para o retorno efetivo das aulas. O serviço ofertado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), está disponível desde o dia 1º de fevereiro, contemplando os beneficiários que iniciaram o período letivo de 2023.1, no início do mês.
De acordo com a Coordenação do Transporte Universitário (CTU), setor vinculado à Sesp, ao todo são 72 roteiros em circulação, transportando estudantes nos três períodos do dia, com destino às instituições de Ensino Superior, localizadas em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Os universitários que estudam à noite nas faculdades e universidades, situadas na sede da cidade, também são beneficiados pelo programa TSTU.
Graduanda do 8º semestre de Odontologia, Beatriz Couto, de 22 anos, é moradora do bairro Jardim Limoeiro. Enquanto aguardava o ônibus em um ponto de embarque, localizado na Avenida Jorge Amado, a estudante avaliou, de forma positiva, o serviço de transporte universitário, declarando que, “atende as minhas necessidades”. A futura cirurgiã-dentista, descreveu como imagina que seria sua vida de universitária, que precisa se deslocar para outro município, sem o serviço de transporte exclusivo. “Venho de uma família humilde, e se tivesse que pagar transporte para estudar em outra cidade, seria muito complicado para mim. Na verdade, seria impossível”, frisou.
Vale lembrar, que somente os estudantes que realizaram o recadastramento para o período letivo de 2023.1, que aconteceu entre os dias 11 a 31 de janeiro; e aqueles que estão ingressando este ano no programa, cuja inscrição acontece desde 1º de fevereiro, e segue até 10 de março; podem acessar o benefício. Uma vez inscrito, os discentes recebem uma carteirinha, onde consta seu nome, sua foto e roteiro correspondente. Somente este documento é reconhecido como válido para entrada nos ônibus do programa.
Ao longo dos anos, a Sesp tem aprimorado o atendimento ao público, usuário do transporte universitário, no sentido de facilitar ainda mais o seu acesso ao serviço. No passado, por exemplo, os cadastros e recadastros eram feitos de forma presencial, o que gerava filas enormes. Há cerca de dois anos e meio, com a nova metodologia de inscrição, que acontece 100% online, muitos problemas e dificuldades foram solucionados.
Os estudantes novos, que ainda não se cadastraram no programa, devem acessar o site da Prefeitura, através do endereço https://www.camacari.ba.gov.br, clicar no banner correspondente, fixado na página inicial do Portal e seguir as instruções disponibilizadas no sistema.
Foto: Jean Victor