Será aberto em Camaçari um campus da Universidade Federal da Bagia (UFBA), em janeiro de 2018 para cursos de engenharia e tecnologia. Serão 400 vagas disponibilizadas no primeiro processo de seleção. O prefeito Antonio Elinaldo recebeu o reitor da universidade, João Sales, nesta sexta-feira (25), para uma reunião técnica seguida de visita à Cidade do Saber, local indicado pela Prefeitura para funcionar como campus provisório até a construção do definitivo em área do Ceped, na rodovia BA-512.
Uma reunião com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, será a agendada pelo deputado Paulo Azi, que está intermediando o processo junto ao Governo Federal. “Tenho certeza que vamos fazer todos os esforços para ver esse sonho ser realizado em Camaçari. Espero que em pouco tempo a gente venha trazer essa notícia de forma oficial”.
Para a implantação do campus serão investidos cerca de R$ 25 milhões. Com aproximadamente 100 mil metros quadrados de área construída, é prevista uma estrutura com quatro conjuntos arquitetônicos, um com restaurante universitário, um bloco que se dividirá em três edifícios e abrigará laboratórios de graduação e de informática e auditório, juntamente com as salas de aula e o terceiro bloco estará o conjunto das salas de aula, voltados para graduação e biblioteca e uma parte de auditório. O quarto será formado por casas com as partes administrativas, técnicas e operacional, e também os colegiados, departamentos, grupos de pesquisas, sala de professores no aporte ao cotidiano das atividades do campus.