Com o encerramento do curso de defesa pessoal feminina, com técnicas da luta Krav Magá, promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), através do Projeto Mulher em Movimento, as 24 concluintes receberam a certificação na última sexta-feira (3/5).
Gratuita, a capacitação, que ensinou métodos teóricos e práticos, contou com mulheres de diferentes faixas etárias, e teve como objetivo ensinar métodos de autodefesa, a fim de restaurar nas participantes autoestima e confiança, promover o autoconhecimento, desenvolvendo a percepção espacial e movimentação, aprimorar os reflexos e, acima de tudo, ampliar a capacidade de neutralizar e de se antecipar a um ataque surpresa.
Para a titular da Semu, Elizene Brito, tudo o que se refere ao empoderamento feminino traz resultados positivos para a secretaria. “Hoje, formamos essas mulheres no curso de defesa pessoal. Essas políticas públicas trazem respostas positivas para o público feminino e, sobretudo, para a pasta”, declarou.
De acordo com a superintendente da Semu, Emilly Gomes, no que diz respeito à proteção das mulheres, atividades como essas são de grande importância. “Nessa capacitação buscamos ensinar técnicas para que essas mulheres, em um momento de perigo, saibam como se defender do agressor. É, também, para isso que trabalhamos sempre em defesa das nossas munícipes”, disse.
A moradora do bairro Nova Vitória, Iara Regis da Conceição, 41 anos, falou que o conteúdo passado durante o curso será de grande utilidade para a construção do seu empoderamento e autoestima. “Foi muito produtivo e consegui absorver bastante conteúdo de defesa pessoal. Nós, mulheres, estamos vulneráveis e precisamos aprender a nos defender numa situação de violência”, pontuou.
Com carga horária de 8 horas/aula, o curso foi ministrado pelo instrutor de defesa pessoal Danilo Marciel, no auditório da Semu, localizado na Rua Goiás, n.º 79, Edifício Abrantes, Centro.