A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) deu início à abertura de processos para renovação de alvará de circulação 2023.1, para exploração do Sistema de Transporte Especial de Escolar (STEE) de Camaçari. O procedimento começou nesta segunda-feira (27/2) e segue até 31 de março.
A permissão para a vistoria fica condicionada à análise e aprovação do processo pela Gerência de Transportes Individual e Especial (Gerin). Condutores responsáveis devem procurar a STT das 8h às 14h30, sem intervalo de almoço, na Rodovia 512, Loteamento Espaço Alfa, Jardim Limoeiro, s/n.
Um dos primeiros a fazerem a vistoria na manhã desta segunda, Limarco Lima, que há 10 anos trabalha com condução veicular de escolares, considerou a segurança como prioritária para o serviço que realiza. “Prefiro deixar logo tudo adiantado pro início do ano letivo, porque sem segurança não dá pra gente trabalhar com escola. Acho que é o primordial pro transporte a questão da segurança”, observou o permissionário, morador de Barra do Jacuípe.
Márcio Bacelar, que há 10 anos desempenha a função de agente de trânsito na STT, explicou que, na vistoria, itens de segurança recebem atenção prioritária. Pneus, cinto, triângulo, estepe, chave de roda e extintor, por exemplo, são alguns deles. O profissional reconhece que, muitas vezes, os condutores sequer sabem usá-los, como no caso do triângulo. “Sabe a quantos metros de distância tem que colocar o triângulo, em situação de emergência? Trinta metros. Ou seja, quarenta passos. O próprio triângulo traz essa informação atrás, só que geralmente os motoristas não sabem manipular”, relatou.
Para abrir o processo para renovação do alvará, é preciso apresentar a seguinte documentação: formulário de requerimento preenchido (disponível no setor de Protocolo da STT); Certidão Negativa de Ações Criminais do 1º grau (portal do Tribunal de Justiça da Bahia no endereço https://portalcertidoes.tjba.jus.br/#/primeirograu); Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2022/2023; Carteira Nacional de Habilitação (CNH- categoria D) com atividade remunerada; certificado de tacógrafo e Ibametro (GNV), quando se aplicar; atestado de antecedentes criminais (portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, no endereço http://www.ba.gov.br/antecedentes/solicitar_atestado.asp); curso especializado para a condução de escolares, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Foto: Tiago Pacheco