A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) apresentou, na manhã desta sexta-feira (11), os caminhões compactadores plotados em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A ação ocorreu na sede do órgão, na BR-324 e, além dos equipamentos, agentes de limpeza também receberam fardamento especial na cor azul.
Para essa campanha, aproveitando a proximidade da Copa do Mundo da Fifa, o tema escolhido foi “Não deixe sua saúde para os 45 do segundo tempo”. A intenção é reforçar o alerta sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce, melhor estratégia para coibir a evolução da doença.
O agente de limpeza Paulo Sérgio Paixão, de 41 anos, atua há 23 anos nas ruas e conta que a campanha ajuda a desmistificar o câncer de próstata entre os homens. “Muitas pessoas acham que não podem ou não querem fazer o exame, mas é importante. Se não fizer, pode ter câncer e acarretar em algo pior. A pessoa fazendo o exame, evita que aconteça, se previne da doença. Com essa campanha, alcançamos mais pessoas, é muito importante”.
Já Vitor Bonfim Ferreira, de 33 anos, trabalha há dois anos no órgão. Estreando na campanha, ele conta que deixar a vergonha de lado é fundamental. “É importante que todos nós façamos o exame, evitando o preconceito, a masculinidade, deixando isso de lado e tendo atitude de ir ao médico se cuidar”.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca que a iniciativa, assim como na campanha Outubro Rosa, tem o intuito de mobilizar a população para o cuidado com a própria saúde. “Fica aqui nosso recado: cuide da saúde, faça prevenção e evite o câncer de próstata. Aderindo a campanhas como essas, conseguimos ampliar o alcance dessa mensagem incentivando que todos busquem prevenir e diagnosticar essa doença o quanto antes”, comentou.
Fotos: Bruno Concha/Secom