Indústria chegou a eficiência energética plena e economiza 70% do consumo de água com captação de chuva
O empresário Hari Hartmann, diretor da Camisas Pólo Salvador, comemora ter alcançado em 2017 a adoção de mais de 40 práticas sustentáveis para a pequena indústria localizada no Condomínio Bahia Textil, no bairro do Uruguai. Esse ano a empresa chegou a eficiência energética plena, com a utilização de painéis solares, sendo a única fábrica baiana a gerar toda a energia consumida e ainda redistribuir na rede Coelba. Além disso, todos os motores utilizados na fábrica são eletrônicos, não gerando resíduos para atmosfera.
Com a captação de água de chuva, o consumo foi reduzido em 70%, além da adoção de sistemas inteligentes nos sanitários e pias; o uso de ventiladores/exaustores gigantes (26m) garantiram melhor circulação do ar e melhoraram a qualidade do ambiente de trabalho para os funcionários, revertendo também em economia no consumo de energia. A empresa conquistou em 2017 a certificação Selo Verde Ouro, concedido pela Ecolmeia por seu modelo de gestão alinhado com a valorização do ser humano e sustentabilidade ambiental.
O objetivo em 2018, segundo Hartmann é expandir o investimento na sustentabilidade do Condomínio Bahia Textil, do qual é um dos fundadores – que já conta com compostagem de lixo orgânico e minhocário – com o plantio de 500 mudas de árvore doadas pela Prefeitura de Salvador. O empreendimento tem 20 mil metros quadrados de área e conta com um bicicletário para deslocamento dos colaboradores das suas 21 empresas.