A Camisas Polo Salvador celebra mais uma vitória na caminhada rumo à ecoeficiência. A fábrica Localizada no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, em Salvador, acaba de conquistar o Selo Verde Ouro.
Trata-se de uma certificação socioambiental concedida pela Ecolmeia, uma organização sem fins lucrativos (OSCIP), com sede em São Paulo, que desde 2008 reconhece empresas e organizações cujos processos produtivos e o modelo de gestão estão alinhados com a valorização do ser humano e a sustentabilidade ambiental.
A solenidade de reconhecimento e entrega do Selo Verde ocorrerá na próxima quinta-feira (31.08), às 16h, na sede da empresa, em Salvador. “É a primeira vez que concedemos essa certificação para uma fábrica de camisas de pequeno porte”, ressalta o consultor ambiental da Ecolméia, Reginaldo Almeida, auditor do Selo Verde.
“Portanto, a Camisas Pólo Salvador é pioneira nesse segmento. A indústria alcançou a categoria Ouro, com méritos, visto que foram evidenciadas ações tecnológicas e ambientais, que promovem o desenvolvimento sustentável nas áreas social, ambiental e econômica”, destaca o auditor Reginaldo Almeida.
Atualmente, a Rede Selo Verde Ecolmeia mantém 99 organizações certificadas. Todo o processo produtivo das candidatas à certificação é auditado, e são avaliados os modelos de gestão, que devem estar alinhados com o conceito de ecoeficiência. Que significa produzir mais, com o menor impacto possível ao meio ambiente, minimizando o consumo de matérias-primas e otimizando o uso de energia.
“Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento externo, comprovando que o nosso trabalho na área de sustentabilidade é cada vez mais consistente”, afirma o sócio diretor da empresa, Hari Hartmann.
Selo Solar
Modelo de eficiência energética, a Camisas Polo Salvador conquistou recentemente o 50º Selo Solar, um reconhecimento do Instituto IDEAL, com apoio do WWF-Brasil e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. É a primeira indústria de pequeno porte do Brasil a ter 100% de suas necessidades atendidas pela energia solar fotovoltaica.
Hoje, a empresa possui capacidade instalada para produção de até 2.000 camisas polo por dia e consome cerca de 4 mil quilowatts/hora. Esse consumo é atendido por 98 Painéis Solares, que ainda geram energia excedente. O investimento no sistema fotovoltaico foi iniciado em 2014.
40 Ações verdes
Os processos produtivos da unidade fabril estão ancorados nos pilares da sustentabilidade, com mais de 40 ações verdes de “boas práticas ambientais”, a exemplo do uso da energia solar, lâmpadas de LED, sensores de presença, motores eletrônicos, sistema de reaproveitamento da água da chuva nos banheiros, bicicletário, cadeiras ergonômicas, embalagens biodegradáveis e doação de retalhos.
Adotar soluções sustentáveis reduz o impacto ambiental, otimiza custos e aumenta a competitividade. “Medidas essenciais num momento de turbulência econômica”, ensina Hari. No primeiro semestre de 2017, a Camisas Polo Salvador cresceu em relação ao ano passado. “Foi o melhor dos últimos anos, em relação ao faturamento”, afirma o empresário.
Produtos diferenciados
A fábrica localizada no Condomínio Bahia Têxtil, na Rua do Uruguai, em Salvador, produz as linhas Clássica – para fardamento empresarial; Ecoline – camisas ecológicas em malha pique, a partir da matéria prima com 50% de poliéster de garrafa PET e 50% algodão; Ecofibra – tecido composto em fibras de PET recicladas e de um mix feito a partir do desfibramento de tecidos (retalhos), com diferentes composições, e a linha 100, fabricada em tecido com 100% de algodão nobre ou 100% de algodão orgânico.