De forma a contribuir para a promoção da saúde infantil e promover a solidariedade, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza uma campanha para arrecadar potes de vidro para armazenamento de leite materno. A iniciativa terá seu lançamento oficial nesta sexta-feira (11), de 9h às 12h, no Parque da Cidade, durante o Festival das Crianças.
Dentre as opções mais viáveis para doação, a SPMJ recomenda potes de maionese ou café solúvel por possuírem todas as características necessárias para armazenamento do material e resistência às temperaturas utilizadas para esterilização.
Os itens arrecadados serão enviados aos bancos de leite das maternidades de Salvador e, por conta disso, o material doado precisa ser de vidro, de boca larga e possuir tampa de plástico.
A campanha segue indicação do Unicef, que enfatiza a importância da doação de leite materno para a nutrição e desenvolvimento de bebês prematuros, de baixo peso ou com patologias. O leite doado é fundamental para a sobrevivência desses bebês, que consomem volumes baixos de leite, entre 2 a 5 ml, a cada duas ou três horas.
“Essa é uma carência que identificamos ao realizarmos ações junto às maternidades. A ausência de frascos pode provocar uma queda destes insumos primordiais para a manutenção das atividades dos bancos de leite, pois somente os frascos de vidro com tampa plástica, como os de maionese ou café solúvel, são adequados para o armazenamento e preservação do leite, alimento vital para os bebês”, afirma Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ.
A gestora lembra ainda que a nutrição dos bebês é um assunto de todos, e que não é preciso ser mulher nem estar na fase de amamentação para contribuir. Qualquer pessoa pode ajudar tornando-se doador de frascos de vidro. “Os bancos de leite permitem que muitas crianças acessem o melhor e único alimento natural para elas. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano”, enfatiza a secretária.
Para doar leite materno, é preciso ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Para obter mais informações de como e quando doar, é possível entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou ligar para o 136.