Cerca de 124 mil animais, entre cães e gatos, foram imunizados contra a raiva entre os dias 4 e 30 de setembro durante campanha de vacinação antirrábica em Salvador. Para atingir a meta, que é vacinar 200 mil animais, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que deu início a uma segunda etapa de vacinação gratuita, a partir de segunda (2).
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a nova etapa começaria na segunda-feira, dia 9 de outubro. A informação foi corrigida às 10h13 desta terça-feira, 3).
A imunização será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em 98 postos de saúde da capital, sempre das 08 à 17 horas.
Durante a nova etapa, que conforme o órgão, será realizada até o dia 11 de outubro, agentes também vão percorrer bairros que apresentaram baixa procura pelas doses durante a primeira fase. A secretaria não especificou quais bairros.
Segundo dados do órgão, desde 2004 a capital baiana não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato ou cão infectado. Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.
Em 2017, três casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados, nos bairros de Massaranduba, São Cristovão e Brotas. Nesses locais, os responsáveis pelos animais de estimação devem ficar em alerta, já que o risco de contaminação é ainda maior.
A orientação é que sejam vacinados todos os animais, mesmo os que não saem de casa sozinhos e vivem mais isolados em apartamentos.
G1