Em sessão com presença de Dom Murilo Krieger, vereador Joceval Rodrigues destacou importância da ação
“A Terra é o lar que Deus preparou para nós. Cuidar da natureza é uma resposta à Sua vontade”. Com estas palavras o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, resumiu o tema da Campanha da Fraternidade 2017 que foi homenageada em uma sessão especial, realizada na noite desta segunda-feira (3), no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador.
A ação, intitulada como “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, teve sua importância destacada pelo vereador Joceval Rodrigues (PPS), autor do requerimento que originou a sessão. “Quando o tema da campanha não fala diretamente sobre o nosso cotidiano nós o achamos distante. Mas basta observar a nossa preocupação com a falta da água, com a qualidade do ar e com a poluição das nascentes em nossa cidade. São temas presentes no nosso dia a dia e que estão diretamente relacionados à campanha”, disse o vereador.
A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. A ação, que tem início na Quarta-Feira de Cinzas e acontece durante todo o ano, sempre aborda temas atuais, voltados para a transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos. O hino deste ano foi apresentado pelo cantor Ítalo da Paróquia de São Gonçalo.
O gerente de Articulação da Ação Social Diocesana, diácono Itamar Mendes de Souza Filho, destacou que o tema dá continuidade às discussões do ano passado. “A campanha é sempre um sinal de que estamos passando por uma dificuldade em relação ao que propomos discutir e precisamos nos alertar”, destacou o diácono.
O padre Irineu de Jesus Menezes, vigário da Basílica da Conceição da Praia, fez uma apresentação sobre a campanha e seus objetivos. “Uma das nossas metas é comprometer as autoridades públicas a assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e compreender o desafio desta campanha”, afirmou o padre Irineu.
Também compondo a mesa da sessão, o subcomandante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, capitão PM Carlos Vinícius, falou sobre a importância da atuação da Igreja Católica na conscientização e educação ambiental. “Esta é uma parceria e ajuda importante para nós. A nossa atividade é de policiamento ostensivo, mas acreditamos que a educação tem um papel importante sobretudo na prevenção dos crimes ambientais. Nosso principal objetivo é o estreitamento da nossa relação com a comunidade e essa campanha tem esse papel também”, concluiu.
O grupamento foi criado há 34 anos e conta com 105 policiais, responsáveis pela proteção de 156 municípios. “Este é também um tema que deve ser debatido na nossa campanha. O desafio para esse grupamento é enorme e seu efetivo reduzido”, pontuou o vereador.
Prestigiaram a sessão especial, o padre Lázaro Muniz, pároco da Catedral Basílica, padre Valter Ruy, da Curia Diocesana, diácono Rafael, da Paróquia do Perpétuo Socorro, padre Rômulo, da Comunidade Católica Shalom, Ângela Rosa, coordenadora da Comunidade Católica Shalom e representantes das paróquias de São Caetano da Divina Paróquia.