“Doe Liberdade”. Este é o nome da campanha que estimula a doação de itens de higiene íntima, como absorventes, para estudantes camaçarienses em situação de vulnerabilidade social. Idealizada pelo Destaque1, a ação conta com o apoio do Boulevard Shopping Camaçari e visa contribuir com o banco de absorventes criado pela professora Edicleia Dias para evitar a evasão escolar de alunas que não podem comprar esses produtos.
Para contribuir com a iniciativa, é preciso ir a um dos postos de arrecadação montados na entrada do Boulevard Shopping Camaçari, em frente à Le Biscuit, e na sede da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC Camaçari), na rua do Migrante, no Centro, onde absorventes, calcinhas ou outros itens de higiene, como papel higiênico e sabonete, poderão ser doados até o dia 21 deste mês. Outra opção para participar é por meio de delivery, quando a equipe da campanha vai à casa doador. Neste caso, é preciso agendar a entrega pelo WhatsApp (71) 98856-1765.
Criada em 2017, o banco de absorventes de Edicleia Dias vem contribuindo para atenuar o fenômeno social conhecido como “pobreza menstrual”, quando mulheres em situação de vulnerabilidade social não conseguem ter acesso a itens de higiene necessários para o período do ciclo reprodutivo. Em 2020, durante a pandemia, a iniciativa conseguiu ajudar 270 estudantes. Este ano, até o momento, o banco já distribuiu produtos de higiene para 300 alunas.
Verena Maia, superintendente do Boulevard Shopping Camaçari, destaca a importância de contribuir para a campanha e aumentar as doações: “Sua contribuição é importante para melhorar a qualidade de vida dessas estudantes. Por isso, apoiamos a campanha e pedimos que, quem puder, traga sua doação e deposite no ponto de arrecadação. Sua generosidade fará diferença na vida dessas meninas”.
Além do Boulevard, a campanha conta com o apoio da Gráfica Ativa, Fernanda Maia Fotografia, ACEC Camaçari, Karla Calazans e Contan Contabilidade.