Nesta quarta-feira (26) foi lançada a campanha “Rolê da Prevenção”, com o objetivo de fortalecer a disseminação de informações sobre prevenção combinada do HIV no período do Carnaval. A iniciativa é fruto de parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a ONG Motirô BA. A campanha virtual pode ser conferida na página https://encurtador.com.
As atividades foram iniciadas no pré-Carnaval com a qualificação de cerca de 80 pessoas que atuarão na folia, abordando temas como prevenção e tratamento, além da dispensação de autotestes, lubrificantes e preservativos. Para a subcoordenadora de Cuidados Transversais em Saúde da SMS, Djara Mahim, a participação da SMS no projeto ‘Rolê da Prevenção’ reforça o compromisso de Salvador com a equidade e o acesso à saúde, especialmente para as populações historicamente vulnerabilizadas.
“No Carnaval, a alegria e a liberdade devem vir acompanhadas do direito à informação e ao cuidado. Fortalecer a distribuição de insumos de prevenção combinada, realizar testagem e fornecer informações sobre PEP e PrEP são essenciais para alcançar o grande público durante a maior festa de rua do mundo”, destacou a gestora.
A participação da população como executores ativos no projeto é essencial para o encorajamento da integração das comunidades nos papéis de liderança nas ações e programas relacionados ao combate ao HIV. “O Carnaval é uma ótima oportunidade para falar sobre saúde e prevenção para a população negra de Salvador. É uma forma de, simultaneamente, celebrarmos a maior festa popular do país e de reafirmarmos as metas locais e globais do Unaids. Celebramos mais uma vez esta parceria, com a certeza de que estamos no caminho certo para acabarmos com a Aids como ameaça de saúde pública até 2030”, declara Gabriel Borba, responsável por legislativo e populações do Unaids Brasil.
Todas as ações do “Rolê da Prevenção” estão em sintonia com os objetivos do projeto Brasil Saudável e com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global reunindo objetivos de desenvolvimento sustentável e metas com foco na erradicação da pobreza e na promoção de uma vida digna a todos.
“A Motirô BA estará dando apoio às unidades fixas da SMS colocadas nos dois principais circuitos do Carnaval, com a distribuição de insumos de prevenção, abordagens informativas, encaminhamento para testagens e acesso à PrEP (profilaxia pré-exposição). O Carnaval é uma oportunidade ímpar para ajudar a vencer barreiras, permitindo que populações mais vulneráveis tenham contato com unidades especiais de saúde no ‘meio da multidão’ e, assim, superem o estigma de ir a uma unidade fixa em sua própria comunidade”, declarou o diretor da ONG Motirô-BA, Javier Angonoa.
foto: Bruna Silva/ UNAIDS