Quer aprender a preparar pratos da culinária baiana ou saber quais mercados e restaurantes são referências para visitação em Salvador? Que tal se antenar com as tendências musicais e coreografias do Verão baiano, tudo isso em um só clique? No canal Youtube.com/salvador, turistas e baianos podem assistir vídeos, webséries e conhecer um pouco mais da capital mais turística do Brasil.
Os vídeos são produzidos pela Casa Salvador e, por meio das produções audiovisuais, é possível enxergar a capital baiana sob os mais diversos ângulos. Em 2018, foram produzidos mais de 100 vídeos, com mais de 12 milhões de visualizações e 37 mil curtidas.
Entre os conteúdos do canal oficial da cidade do Salvador no Youtube está a websérie Cozinha Raiz, que trata tanto do preparo dos pratos e dicas de espaços gastronômicos em Salvador. Voltado para a valorização da gastronomia baiana, os 16 episódios contam com a participação de artistas e influenciadores digitais com relevância nacional.
Quando o assunto é música e dança, o canal disponibiliza, no quadro Nosso Som, videoclipes produzidos pelos artistas novos e/ou renomados da música baiana. Aqueles que são mais destemidos e querem arriscar aprender uns passinhos, têm à disposição as aulas e vídeos do grupo FitDance e FitDance Kids. Os vídeos com a parceria com a FitDance, maior empresa de dança do Brasil, se tornaram um fenômeno de audiência, com mais de 2 bilhões de views.
Tecnologia de ponta – A Casa Salvador é patrocinada pela Prefeitura e tem o intuito de fomentar a indústria criativa e despertar o interesse dos influenciadores digitais e youtubers na produção de conteúdo que aumente o interesse no consumo da cidade, enquanto destino turístico e cultural. A estrutura contempla cinco estúdios de alta tecnologia em áudio e vídeo, espaço para montagem de figurinos e trocas de roupas, camarins e outras tantas áreas de gravação.
Localizada na Barra, mais precisamente na Avenida Almirante Marques de Leão, o espaço tem um ambiente preparado exclusivamente para produções audiovisuais. Além de toda a estrutura física e tecnológica, a Casa é administrada pela Califórnia Media House e possui profissionais de captação e edição à disposição para gravações com foco em música, entretenimento, humor, lifestyle, games e outras temáticas.
No primeiro ano de atividade, já foram realizadas produções com youtubers de relevância nacional e internacional, gravação de clipes e mais de 30 eventos e cursos com especialistas. Atualmente, a Casa tem mais de 60 artistas gerando conteúdo e pelo menos 110 milhões de seguidores impactados.
Uma série de ações e conteúdos já foram realizados desde a fundação em março. Destaque para a palestra dos grupos Kondzilla (música eletrônica de periferia), Google e Spotify; aulões de dança e Baile da FitDance; além de gravação de clipes especiais com diversos artistas e marcas como Red Bull.
Acesso – O público em geral que deseja utilizar a estrutura da Casa Salvador precisa enviar o projeto para o e-mail projetos @ casasalvador. com. br, que será avaliado por uma curadoria interna. Além disso, há projetos pagos por artistas, gravadoras e marcas em geral que são tratados e avaliados diretamente com a direção da Casa.
“Desenvolver projetos especiais para a plataforma do Youtube é um dos focos da nossa empresa. A Casa Salvador está gerando oportunidades de novos projetos de sucesso junto aos youtubers locais e nacionais”, destaca Bruno Duarte, presidente da Califórnia Media House e fundador da FitDance.
Fotos: Max Haack/Secom