No último domingo de janeiro, dia 26, a cantora paraense Ruth Costa realiza o show “Samba de Ruth”, no Pelourinho, convidando as Ganhadeiras de Itapuã e Ayrá Soares. O show encerra o projeto “Samba da Ruth Conexão PA-BA”, propondo uma verdadeira celebração da ancestralidade e da musicalidade que unem o Pará e a Bahia. Aberto ao público, a partir das 17h no Largo Quincas Berro D’água, o show será dedicado ao samba feito por mulheres, em seus mais variados estilos.
Ruth Costa, conhecida por seu protagonismo no samba amazônico, chega à Bahia com a missão de conectar as influências diaspóricas do samba de roda baiano e do samba amazônico, em um espetáculo que celebra as águas ancestrais de Oxum e Yemanjá, elementos que ligam Belém-PA a Salvador-BA. A Roda de Samba será uma experiência única, onde Ruth convida suas parceiras de palco para trocarem não apenas música, mas também histórias e saberes ancestrais, fortalecendo a presença de mulheres pretas na cena do samba.
Com participações especiais das Ganhadeiras de Itapuã, grupo formado por senhoras e crianças que preservam as tradições de Itapuã através de cantigas e sambas de roda, e da cantora baiana Ayrá Soares, reconhecida por sua arte engajada e ritmos que conectam a diáspora africana, o evento promete ser um verdadeiro encontro de gerações e culturas. As artistas também gravaram, em Salvador, duas canções autorais em formato audiovisual, que serão disponibilizadas no canal de Ruth Costa no YouTube.
O projeto “Samba da Ruth Conexão PA-BA” busca não só proporcionar uma vivência musical, mas também promover diálogos e trocas culturais entre as artistas paraenses e baianas, fortalecendo os laços ancestrais que permeiam o samba como instrumento de resistência e transformação social. Desde 18 de janeiro, Ruth Costa está em Salvador, vivenciando experiências artísticas com sambadeiras e artistas do gênero na capital e no interior do estado. Como contrapartida do projeto, a artista Ruth Costa irá realizar, em Belém, uma Mostra Audiovisual, na qual irá compartilhar a experiência vivida em solo baiano por meio de encontros em três territórios periféricos da capital paraense.
Ruth Costa, que já recebeu diversas comendas por seu trabalho no samba paraense, como a “Mestre Verequete” e a “Anastácia Livre”, traz ao Pelourinho sua trajetória de artivismo, luta e empoderamento feminino e negro. Após o evento em Salvador, ela realizará encontros em Belém para compartilhar as experiências vividas na Bahia.
Este projeto foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha.
Serviço
O quê: Roda de Samba “Samba da Ruth” com Ruth Costa, Ganhadeiras de Itapuã e Ayrá Soares
Quando: 26 de janeiro (domingo), 17h
Onde: Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho
Entrada: Gratuita