Membros da Comissão de Acompanhamento às Obras (CAO) dos mercados municipais de Monte Gordo e Barra do Pojuca reuniram-se para realizar um novo encontro informativo e guiado nas obras de requalificação que estão em andamento em ambas as localidades da costa do município.
A visita, coordenada pela equipe social do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, foi uma oportunidade para esclarecer as dúvidas, bem como visualizar de perto o andamento das intervenções dos projetos.
O encontro iniciou pelo Mercado Municipal de Monte Gordo, localizado na BA-529, na esquina com a Rua do Matadouro. Na ocasião, foi apresentado o cronograma das obras e os participantes puderam acompanhar de perto o andamento dos trabalhos. A inspeção foi realizada juntamente com a engenheira responsável e a equipe do Projeto de Trabalho Social (PTS).
O gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Namucies de Souza, esteve presente nas visitas, o que contribuiu para esclarecer os questionamentos dos permissionários. “É muito importante tê-los participando da construção dos mercados onde vão trabalhar, fazendo visitas, observando e dando opiniões, como tem sido feito. A gente pôde saber como vai funcionar a organização dos espaços e visualizar onde vão ficar os açougues, as lojas, os bares, e a praça de alimentação”.
Na oportunidade, a permissionária Mônica Silva Almeida, 48 anos, viu onde ficará localizada a sua peixaria, que possui há mais de dez anos. “Ter essa visão é ótimo, porque aí a gente verifica o espaço, visualiza onde cada coisa vai ficar. Eu tô achando muito bonito, gostei muito de como está ficando”, disse.
Seguindo o roteiro, a visita ocorre no Mercado Municipal de Barra do Pojuca, situado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira. Na oportunidade, os participantes, juntamente com os responsáveis pela fiscalização e execução das obras, abordaram algumas demandas da intervenção.
Grata por ver o andamento dos serviços no seu local de trabalho e dos seus colegas, a permissionária Cleonice Correia, compartilhou sua emoção. “Graças a Deus estou muito satisfeita. Estou vendo um resultado muito bom. Acredito que vai ser satisfatório para todo mundo aqui, que tem seus boxes nessa nova feira”, disse a proprietária de um salão de beleza.
Ambos os projetos dos mercados municipais abrangem uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados (m²), dos quais 3.400 m² são destinados à edificação do mercado propriamente ditos, que incluirá espaços, como boxes comerciais, açougue, depósitos, bares, restaurantes, lojas, sala de administração, sanitários e praça de alimentação.
As áreas também terão a adição de elementos recreativos, como parque infantil, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, bem como um espaço dedicado à realização de feirinha da agricultura familiar.
Além disso, a área externa inclui ainda nova pavimentação asfáltica e em piso intertravado, serviços no sistema de drenagem, novos passeios com acessibilidade, paisagismo, iluminação em LED, ponto de ônibus, estacionamento, abrigo de resíduos, área para carga e descarga, e espaço dedicado aos mototaxistas.
As obras de requalificação buscam fortalecer o comércio local, promover atividades de lazer e entretenimento, estimular o convívio social e melhorar as condições de trabalho para os permissionários do mercado.
O novo encontro informativo e guiado às obras de requalificação dos mercados municipais, realizado pelos membros das respectivas CAO, aconteceu na quarta-feira (10/7).
Foto: Josué Silva